CUIABÁ

CUIABÁ

Limpurb substitui lâmpadas antigas da Avenida Senador Filinto Muller por luminárias de LED

Publicados

CUIABÁ


Luiz Alves

Clique para ampliar

Dando sequência ao processo de modernização do sistema de iluminação da Capital, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) esta realizando a substituição das lâmpadas antigas da Avenida Senador Filinto Muller por luminárias de LED. O trabalho é realizado por meio de uma parceria formalizada entre a Prefeitura de Cuiabá e a concessionária Energisa.

O trabalho foi iniciado nesta quinta-feira (13) e deve ser concluído já na sexta-feira (14). No total, a parceria entre o Município e a empresa de fornecimento de energia estabelece a instalação ao logo da via de ao menos 83 luminárias de 150 watts de potência. O modelo de equipamento escolhido para o local possui uma expectativa de funcionamento de, no mínimo, 70 mil horas, dispensando a manutenção de seus componentes.

“Estamos trocando um equipamento defasado por um moderno, que possui um tempo de vida útil extremamente elevado. Isso, além de economizar tempo, também reflete diretamente no orçamento, já que há comprovadamente uma economia com trocas e manutenções. Construímos essa parceria com a Energisa, a pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, e que ganha é a população”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

Leia Também:  Secretaria de Saúde convida população a participar de conversa ‘Refletindo sobre a doença falciforme’

Além de vantagens como eficiência elevada na claridade do ambiente, economicidade durante o funcionamento, e durabilidade maior em relação aos modelos incandescentes e fluorescentes, a instalação das lâmpadas de LED também atende a política de sustentabilidade, defendida pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Por não possuir substâncias tóxicas em sua composição, elas não emitem poluentes e também podem ser recicladas.

Esse trabalho vem evoluindo, gradativamente, na atual gestão do Município e, em 2021, alcançou a importante marca de aproximadamente 9,5 mil luminárias instaladas nas vias da cidade. O número representa cerca de 10,5% do total de lâmpadas do parque de iluminação pública de Cuiabá, que é composto por mais de 90 mil. Além das grandes avenidas, os bairros mais afastados da região central também começaram receber esse benefício.

“A gestão Emanuel Pinheiro e Stopa, com toda certeza, ficará marcada na história como uma das mais preocupadas em cuidar do nosso meio ambiente. Isso já está consolidado nas ações de limpeza e, agora, também está avançando com a melhoria no sistema de iluminação pública. As lâmpadas de LED são econômicas e, acima de tuto, mais sustentáveis”, finaliza o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos. 

Leia Também:  Confira como será a vacinação sábado, segunda e na terça-feira

Leia mais:

Instalação de iluminação de LED avança na gestão Emanuel Pinheiro e alcança grandes avenidas e bairros de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Emanuel Pinheiro compartilha prêmio Prefeito Amigo da Criança em live

Publicados

em

Por


Davi Valle

Clique para ampliar

Durante a live desta terça-feira (25), o prefeito Emanuel Pinheiro, exibiu a faixa e o troféu do prêmio Prefeito Amigo da Criança, recebido pelo desempenho da gestão no período de 2017-2020. Criado pela Fundação Abrinq, instituição com credibilidade nacional e internacional, o prêmio reconhece as boas práticas, a vontade política e a capacidade dos municípios de promover ações e políticas públicas que priorizem a infância e a adolescência. “Depois da faixa de Prefeito de Cuiabá, essa é a faixa de que mais me orgulho, a de Prefeito Amigo da Criança. Ganhei esse prêmio, ganhamos esse prêmio, a minha equipe e a população Cuiabá, na gestão 2017-2020. Cuiabá foi referência nacional na defesa, no amor, nos cuidados e nas ações desenvolvidas em benefício das nossas crianças. Hoje esse prêmio foi relembrado durante um evento”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O gestor falou sobre as ações implementadas no seu primeiro mandato como a entrega do Kit Uniforme Escolar completo aos 54 mil estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino, kit que inclui camisa, short, short-saia, tênis e o Kit de material escolar, com mochila, caderno, caderno de desenho lápis, borracha, lápis de cor, caneta, régua e outros itens de acordo com a etapa de ensino – um sonho de Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro -, e outras ações como o aumento do número de consultas pré-natal, dos recursos municipais destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescentes via dedução do Imposto de Renda da Pessoa Física, aumento do percentual da taxa de matrícula da Educação Infantil, um compromisso da sua gestão ampliando a oferta de vagas nas creches e Centros Municipais de Educação Infantil e a Hora Estendida na Educação.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama ‘inauguram’ viaduto Murilo Domingos a bordo de Miura Saga 787;Veja Fotos

“Essas são medidas inovadoras que não existiam nas gestões passadas e existem agora, desde o meu primeiro mandato e continuam existindo e sendo ampliadas. A criança vai continuar sendo o elemento central da nossa gestão. As crianças são a nossa prioridade. Tudo isso é zelo, é cuidado. Cuidando das nossas crianças nós estamos cuidando da família cuiabana”, salientou o Prefeito Emanuel Pinheiro.

Iniciativa

A articuladora do programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) em Cuiabá, Mara Lúcia Marque Ferreira,  explicou que os gestores que formalizam sua adesão ao programa inscrevem iniciativas e ações em 8 eixos, voltados a promoção de vida saudável, acesso à educação de qualidade; proteção; protagonismo; redução de risco de desastres naturais e migração; processos de gestão; desenvolvimento sustentável e primeira infância.

“Durante a gestão, as ações e os resultados obtidos são avaliados, de acordo com as metas estabelecidas pelo Município. Os indicadores de avaliação consideram os diferentes graus de avanço, a institucionalidade da política, o aprimoramento dos mecanismos de participação e a ampliação da destinação orçamentária”, disse Mara Lúcia. 

Os gestores municipais que conseguem avançar, cumprir, consolidar e institucionalizar os processos de planejamento e de participação social, além de apresentar evolução significativa dos indicadores sociais, são reconhecidos e recebem o prêmio Prefeito Amigo da Criança.

Esta foi a quarta vez que a gestão municipal de Cuiabá participou do programa e o prefeito Emanuel Pinheiro, o segundo reconhecido como Prefeito Amigo da Criança. O último prefeito a receber o prêmio foi Wilson Santos, em 2008.

Leia Também:  Câmara adota novas medidas de biossegurança

A edição do prêmio referente ao período 2021-2024 Cuiabá já vem realizando várias atividades.

Destaques

Sobre o prêmio Prefeito Amigo da Criança – 2017- 2020, Cuiabá mereceu destaque nas ações relacionadas a transparência do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; no aumento de 4,8 pontos no percentual de nascidos vivos cujas mães fizeram 7 ou mais consultas pré-natal subindo de  70,8%, em 2016, para 75,6%, em 2019; no aumento de 114% nos recursos destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente via dedução do imposto de renda de pessoas físicas, em 2019; e no aumento de 3,5 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa pré-escola), avançando de  98,7%, em 2016, para 102,2%, em 2019.

Prêmio Prefeito Amigo da Criança

O Programa Prefeito Amigo da Criança, tem como objetivo identificar, reconhecer e disseminar iniciativas exitosas referentes à efetivação dos direitos da criança e do adolescente, que estejam alinhadas às diretrizes propostas pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). 

O programa mapeia iniciativas das gestões locais que pontualmente contribuam para solução de problemas estruturais que envolvem o cotidiano das crianças e dos adolescentes nos municípios, com alternativas simples, criativas, intersetoriais, de baixo custo e com capacidade de institucionalização, ou seja, de se tornar um programa municipal duradouro. Ao longo das 6 edições do programa, 10.080 prefeitos e prefeitas de todos os estados brasileiros participaram do programa.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA