CUIABÁ
Limpurb iniciará nova desobstrução de bueiros nas regiões das Avenidas do CPA e Prainha, nesta quarta-feira (13)
CUIABÁ
A Defesa Civil do Município de Cuiabá, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, realizou, na manhã desta quarta-feira (13), a verificação dos bueiros da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (AV. do CPA), no trecho compreendido entre o Viaduto do CPA e a região da Praça Ipiranga. Durante a vistoria, foi constatado que na região da Prainha alguns bueiros necessitam de ação imediata para nova desobstrução. A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) iniciará a limpeza ainda na tarde de hoje (13).
A iniciativa da Defesa Civil foi necessária devido ao alagamento provocado pelas fortes chuvas que caíram na tarde de ontem (12), especialmente na região central de Cuiabá. Por ocasião das obras do BRT, a Avenida do CPA foi muito castigada, com a terra dos canteiros se espalhando pelas pistas nos dois sentidos da via, o que, consequentemente, afetou a Av. da Prainha, para onde a correnteza descia. Em aproximadamente duas horas de chuvas, Cuiabá recebeu um volume de 32 milímetros de água na área central. No total, foram 40 milímetros na cidade.
“Ainda ontem acionamos o engenheiro da empresa que executa as obras do BRT, e eles providenciaram a limpeza da pista. Hoje estamos monitorando os bueiros para verificar a real situação, tendo em vista que a previsão é de chuva forte. Caso isso aconteça sem a devida limpeza dos bueiros, o alagamento ocorrerá novamente. Já estamos em contato com a Secretaria Municipal de Obras e com a Limpurb, que deverão providenciar os serviços de limpeza”, explicou o diretor da Defesa Civil do Município, Ozeias Souza.
Os bueiros do centro estão com acúmulo de terra e muito lixo, parte trazido pelo volume de água e outra parte devido à falta de conscientização da população, que descarta irregularmente o lixo nas ruas. São materiais variados como sacolas, garrafas plásticas, papelão, restos de marmitas de isopor, entre outros.
“Aqui na região da Prainha a situação é atípica, o bueiro está totalmente obstruído. Encontramos até uma fita VHS antiga e um caderno. A Secretaria Municipal de Obras e a Limpurb realizam a limpeza, mas as pessoas continuam jogando lixo na rua. Como diretor da Defesa Civil, quero encarecidamente pedir à população que faça a sua parte e colabore, não jogando lixo na rua, sendo mais consciente”, frisou Ozeias.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, equipes da Limpurb executarão os serviços de limpeza e desobstrução dos bueiros na Av. Prainha já na tarde desta quarta-feira (13), como medida para amenizar o impacto das fortes chuvas que estão previstas para os próximos dias.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
Rondonópolis6 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
CULTURA2 dias atrásCacique indígena usa literatura para exaltar povos originários
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásGrazi Massafera exibe abdômen trincado em treino antes de gravação de novela: ‘Pago!’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásRafa Kalimann cria cápsula do tempo para a filha em comemoração do Dia das Mães
-
ENTRETENIMENTO9 horas atrásAna Paula Renault se emociona ao saber da morte do pai e revela ter ouvido a mãe
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásEm clima de romance, Nattan dança com Rafa Kalimann e declara: ‘A pessoa certa’


