CUIABÁ

CUIABÁ

Hospital São Benedito recebe HCor para primeira visita técnica do Projeto Nacional “Saúde em Nossas Mãos”

Publicados

CUIABÁ

O Hospital Municipal São Benedito recebeu, na última semana, a equipe do Hospital do Coração (HCor) para a primeira visita técnica presencial do Projeto Nacional “Saúde em Nossas Mãos”, realizado pelo Ministério da Saúde, por meio de uma ação do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

A unidade está entre os 204 hospitais públicos de qualidade selecionados para a execução do projeto em Cuiabá, além do Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro de Cuiabá “Dr. Leony Palma de Carvalho” (HMC), que desenvolve o projeto desde o mês de setembro de 2021 e alcançou taxa zero de infecção do trato urinário.

Segundo o focal point do projeto no Hospital São Benedito, enfermeiro do Serviço de Controle e Prevenção de Infecção relacionada à Assistência da Saúde (SCPIRAS) Richard da Silva, a visita presencial serviu para auxiliar a execução do projeto na unidade e verificar as ações dos colaboradores conforme o quadro de gestão de melhorias que está sendo implantado na UTI 1 (UTI piloto do projeto).

Leia Também:  Faixa exclusiva de ônibus da General Valle começará a funcionar a partir de segunda-feira, 28; período educativo terá a duração de 15 dias

“Retomamos o projeto “Saúde em Nossas Mãos” a cerca de um mês, pois o Hospital São Benedito ficou atendendo exclusivamente casos Covid, com o processo de reestruturação para o retorno ao perfil original da unidade, iniciamos a fase de execução dos protocolos de mudanças propostos pela equipe consultora do HCor, com o objetivo de reduzir em 30% o índice de infecção hospitalar”, explicou. 

A enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Nathália Fernandes, que também está à frente na organização e impulsionamento das ações do projeto na unidade, explicou que um dos mecanismos mais importantes para a redução do índice de infecção hospitalar é a lavagem correta das mãos. “É imprescindível seguir as recomendações da ANVISA, com a adoção dos cinco passos na higienização das mãos para estabelecer um cuidado mais seguro”, pontuou. “Entre as ferramentas propostas pelo projeto estão os quadros de gestão a vista (Kamishibai), coleta e envio de indicadores para identificação de pontos de melhoria e aplicação de ferramentas de qualidade como PDSA e 5w3h (planos de ação)”, completou Nathália. 

Leia Também:  Workshop para mulheres reúne mais de 100 servidoras em Cuiabá

Para Paulo Rós, diretor-geral da ECSP, empresa que administra o HMC e HMSB, sob a gestão Emanuel Pinheiro, é uma conquista valiosa a seleção das duas unidades para a execução do projeto. 

“A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro vai melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados com os novos protocolos adotados e com a capacitação dos colaboradores com os profissionais de primeiro mundo. Temos a convicção que tão logo colheremos os benefícios com a redução da taxa de infecção, redução de mortalidade, redução de custos, promoção de segurança e qualidade na assistência prestada ao usuário do SUS”, enfatizou Rós.

Em novembro deste ano, quatro colaboradores da assistência do Hospital Municipal São Benedito realizarão novas capacitações em São Paulo com a equipe do Hospital do Coração (HCor). O projeto nacional “Saúde em Nossas Mãos” tem duração de 2 anos no Hospital Municipal São Benedito, com previsão de término para outubro de 2023. Durante este período, a unidade receberá acompanhamento semanal de maneira online e presencial por agendamento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Semob intensifica orientações e esquema de trânsito para a 39ª Corrida de Reis

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA