CUIABÁ

CUIABÁ

Hospital Municipal de Cuiabá é referência no Brasil para tratamento do AVC

Publicados

CUIABÁ


Davi Valle

Clique para ampliar

O Programa SOS AVC criado em 2019, pela gestão Emanuel Pinheiro, é exemplo no  Brasil. Desde a sua criação até dezembro de 2021, foram 1.375 pessoas de Cuiabá e do interior atendidas pelo programa, sendo 459  somente em 2021.

A rede SOS AVC foi implantada na capital, no Hospital Municipal São Benedito, com a finalidade de reduzir seqüelas e óbitos em decorrência do Acidente Vascular Cerebral- AVC. Em março do ano de 2021, passou a funcionar no Hospital Municipal de Cuiabá “Dr. Leony Palma de Carvalho” (HMC), onde dispõe de equipamentos de última geração e equipe especializada em neurocirurgia para procedimentos de tomografia e hemodinâmica, além de uma equipe de intervencionistas.

Segundo o neurocirurgião Wilson Guimarães Novais, que está à frente do programa,  a rede SOS AVC foi inspirada nos serviços de neurocirurgia intervencionista do Estado da Geórgia, em Atlanta. “Fiquei 15 dias em Atlanta, para conhecer um dos tratamentos para pacientes AVC mais famosos do mundo. Apresentei para o prefeito as vantagens sociais, médicas e financeiras, e ele prontamente sinalizou positivamente para implantarmos o mesmo modelo em Cuiabá”, ressalta.

Leia Também:  Habitação: Audiência pública vai debater tema com presença de Secretário Nacional da pasta

A coordenadora da rede SOS AVC, Andrea Bianchi, destaca que o tratamento adequado na fase precoce significa redução da hospitalização, da incapacidade, da mortalidade e do custo previdência social, além de outros benefícios. “São poucas capitais do país que têm atendimento AVC para rede pública na fase aguda. A população cuiabana é privilegiada! Graças à sensibilidade do prefeito conseguimos mudar a realidade na saúde e ser referência, com reconhecimento em encontros nacionais”, destaca.

De acordo com o médico regulador da rede SOS AVC, Ronan Anchieta, é essencial a agilidade no atendimento.

“Se o paciente receber atendimento até 4h30, após passar mal, as chances são grandes de reverter o quadro clínico. Hoje usamos a abordagem medicamentosa, e quando necessário trabalhamos com a hemodinâmica, uma das melhores do país”, explica.

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública,  Paulo Rós, que administra o Hospital Municipal de Cuiabá, informa que a equipe se mantém em prontidão para imediato diagnóstico e tratamento e que, o protocolo para atendimento de pacientes com suspeita de AVC é via SAMU ou central de regulação.

Leia Também:  Câmara aprova projeto de Ranalli que proíbe contratação de artistas que fazem apologia ao crime organizado em Cuiabá

Sinais e sintomas mais comuns do AVC

• Desvio de rima labial;

• Dificuldade para falar ou entender comandos simples;

• Confusão mental;

• Perda visual em ambos ou um olho:

 • Crise convulsiva

• Perda de força e/ou sensibilidade em um ou ambos os lados do corpo

• Perda de equilíbrio, coordenação ou dificuldade para andar;

• Cefaléia intensa A escala é considerada positiva caso o paciente apresente desvio de rima e ou perda de força motora em membros superiores

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival

Publicados

em

Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.

O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.

A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.

Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.

Evento movimenta economia

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.

Leia Também:  O templo do futebol cuiabano completa 70 anos; Parabéns, Dutrinha!

Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.

As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).

Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.

“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA