CUIABÁ

CUIABÁ

Hospital Municipal de Cuiabá é pioneiro no tratamento com Oxigenoterapia Hiperbárica para pacientes do SUS

Publicados

CUIABÁ

O maior e mais moderno hospital público do Estado, o Hospital Municipal de Cuiabá e o Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” é pioneiro no tratamento com oxigenoterapia hiperbárica (OHB) para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. O serviço foi implantado em 2021, e já realizou 10.411 sessões em pessoas hospitalizadas por situações de lesões decorrentes de traumas, feridas, queimaduras e infecções. 

O procedimento inovador, melhorou o quadro clínico do paciente com paraplegia Leonildo Veda, 37 anos, que ficou internado há 4 meses e realizou 130 sessões de oxigenoterapia hiperbárica no HMC.  

“Dei entrada no HMC com várias feridas abertas pelo corpo e muitas dores. Com a realização das sessões na câmara de oxigenoterapia hiperbárica, minhas úlceras de pele foram cicatrizadas. É o tratamento mais avançado e acelerado que eu já tive. É maravilhoso o resultado, estou muito satisfeito”, completou Leonildo, do município de Araputanga (a 338 km de distância de Cuiabá).

No Hospital Municipal de Cuiabá, unidade referência em ortopedia e traumatologia, o número de pacientes vítimas de traumas é grande, principalmente em decorrência de acidentes automobilísticos e motocicletas.

Leia Também:  Projeto 'Anjos da Guarda' leva segurança às escolas do município de Cuiabá

“As amputações ocorrem devido aos traumas de forte impacto. É primordial o uso da oxigenoterapia hiperbárica para o tratamento destes pacientes, principalmente porque somos portas abertas para situações de urgência e emergência”, destacou o diretor-geral, Paulo Rós, da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o HMC.

Paulo Rós, explica que o grande benefício do tratamento é a redução de pessoas vítimas de sequelas em decorrência de amputações. “A oxigenoterapia hiperbárica é um tratamento revolucionário na rede SUS, pois acelera a cicatrização e diminui o risco de infecção”, afirmou.

Segundo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, é um orgulho a Saúde da Capital oferecer esse serviço, que é de grande valia para a vida humana.

“Nossa gente merece padrão particular para o serviço público. O preço médio por sessão na câmara hiperbárica em uma unidade particular é caríssimo, e as pessoas humildes necessitam deste tratamento de ponta. Isso é humanizar e contemplar nossa população com qualidade de vida”, destacou.

“O HMC, inclusive, recebeu reconhecimento internacional, através de uma reportagem publicada no dia 26/05/2022, no jornal coreano “Journal of Trauma and Injury – JTI, que traz o relato de caso de um paciente que sofreu esmagamento na mão, mas recuperou totalmente as funções, após o tratamento com oxigenoterapia hiperbárica no HMC, revelou o prefeito.

Leia Também:  Emanuel Pinheiro e primeira-dama lamentam falecimento do ex-prefeito de Santo Antônio do Leverger

Tratamento com oxigenoterapia hiperbárica – O médico hiperbarista, Pedro Henry, explica que o paciente é colocado em uma câmara hiperbárica por 90 minutos, durante esse tempo, o paciente inala oxigênio a 100%, em um ambiente cuja pressão é cerca de 2,5 vezes maior que a pressão atmosférica normal.

“A absorção maciça de oxigênio que ocorre nessas condições eleva para mais de 20 vezes os valores normais da pressão de oxigênio no organismo humano. Isso é um tratamento de ponta que produz  inúmeros efeitos benéficos nos pacientes. São poucos os hospitais públicos do país que oferecem esse serviço”, explicou Henry. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival

Publicados

em

Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.

O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.

A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.

Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.

Evento movimenta economia

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.

Leia Também:  Prefeito destaca Festival da Pamonha como impulsionador do turismo e da cultura em encontro com a comunidade de Rio dos Peixes

Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.

As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).

Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.

“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA