CUIABÁ
Horto Florestal Tote Garcia completa 84 anos e recebe público para festejar a data
CUIABÁ
Dia 21 de Setembro é aniversário do Horto Florestal Tote Garcia. São mais oito décadas de existência e tem atraído públicos de todas as idades, seja para um passeio pelas trilhas ecológicas, piqueniques, conhecimento sobre a fauna e flora ou em busca de mudas frutíferas ou espécies do cerrado. Para comemorar os 84 anos de criação, o espaço oferecerá uma programação voltada para as crianças no dia 21, das 9h às 12h, com apresentações de balé com o Projeto Siminina e dança folclórica com o grupo Sementinha Flor Ribeirinha e palestra de educação ambiental. Também estão agendadas passeios pelas trilhas ecológicas com mais de 90 estudantes dividos nos dois períodos, manhã e tarde neste mesmo dia, sendo das escolas EMEB Quintino de Freitas e Escola Senador Azeredo.
Quem ainda não conhece o Horto Florestal está perdendo a oportunidade de vivenciar bons momentos em contato com a natureza. São 17 hectares de área, no bairro Coxipó, à margem esquerda do Rio Coxipó, onde estão as diversas trilhas, com rica vegetação remanescente do cerrado e fauna da região e espécies da floresta amazônica e atlântica além de plantas exóticas.
Atualmente o local é uma das prinsicpais unidades de conservação de Cuiabá. Tem como objetivos, projetos de área de lazer e educação ambiental e um viveiro de plantas nativas que visa sensibilizar as pessoas sobre a importância da fauna e flora que interagem e seu equilíbrio é indispensável para o ecossistema.
Ou seja, o Horto Florestal é muito mais que um distribuidor de mudas ornamentais, para reflorestamento, arborização da cidade e árvores frutíferas. E estuda ampliar suas potencialidades com projetos de compostagem e produção de matéria orgânica para beneficiar a população.
É administrado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos Urbanos (Limpurb), mas divide atribuições com outras secretarias, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que cuida da Educação Ambiental.
Conheça o Horto. O agendamento pode ser feito através watsapp 65 9358-7483.
Confira a programação de Educação Ambiental para os próximos dias:
- Dia 22/09
8h – 45 alunos – EMEB Cândido Rondon
14h – 45 alunos – EMEB Cândido Rondon
– Dia 28/09
8h – 17 adultos (empresa) – CREAS município
14h – 17 adultos (empresa) – CREAS município
– Dia 04/10
8h – 75 alunos – EMEB tem Octacilio
– Dia 05/10
8h – 7 universitários (turismo) – IFMT
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA4 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Militar prende homem faccionado com três quilos de maconha em Nova Ubiratã


