CUIABÁ

CUIABÁ

Horto Florestal contabiliza mais de duas mil visitas escolares no primeiro semestre deste ano

Publicados

CUIABÁ

Com o retorno das aulas presenciais, o Horto Florestal Tote Garcia, localizado no bairro Coxipó da Ponte, aos poucos retoma com força total sua rotina habitual. É o que demonstra o número de visitas escolares registradas logo nos primeiros meses deste ano, o total de 2.355, representadas por diversas unidades de ensino da rede pública e privada da Capital. 

Sob administração da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), ligada à Prefeitura de Cuiabá, o bosque é referência quando o assunto é educação e pesquisas ambientais. 

Composto por árvores de diversas espécies brasileiras, o local ainda serve de moradia para animais de diferentes grupos, como por exemplo, répteis, aves, primatas, entre outros, com o foco na promoção e incentivo à educação ambiental de ambos os níveis. 

O secretário de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento, afirmou que os dados apenas comprovam a importância prática e histórica do bosque perante à população cuiabana, considerado um dos principais pontos turísticos mais tradicionais da cidade. “Nos orgulha muito ver esse grande interesse por parte dos educadores e discentes. O horto é um ambiente riquíssimo em belezas naturais em todos os aspectos. Estamos de portas abertas para receber os alunos e toda a comunidade também”, completou. 

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados nos cargos de Professor

As atividades disponibilizadas são: trilhas, palestras sobre área florestal nativa e exótica, bem como suas peculiaridades, distribuição de mudas em parceria com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), ao longo dos mais de dez hectares de vegetação. 

O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 11h. Para maiores informações, basta entrar em contato por meio do telefone: (65) 3313-3157. O Horto está localizado na Rua Ivan Rodrigues Araes, no bairro Coxipó da Ponte.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados nos cargos de Professor

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA