CUIABÁ

CUIABÁ

Ginástica laboral para servidores do HMC e São Benedito ajuda a evitar lesões e doenças ocupacionais

Publicados

CUIABÁ

Que tal uma rápida paradinha no horário de trabalho para entender a importância do uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e um exercício laboral? A iniciativa está em prática no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e no Hospital Municipal São Benedito (HMSB), sob coordenação do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (SESMT-ECSP). O objetivo é promover a percepção sobre os cuidados com o corpo, antes, durante e depois do trabalho. Tem sido desenvolvida in loco, por setores, de modo que não interfira na rotina hospitalar e todos os trabalhadores sejam beneficiados. 

“A ideia é que levem em conta a orientação, que executem no dia a dia e sintam a mudança, pois proporciona a melhora no corpo físico, além de evitar lesões e algumas doenças ocupacionais. O hospital não pode parar para a capacitação, portanto a gente concilia o melhor horário de cada setor para que, dessa forma, tenha um aproveitamento melhor”, explicou o engenheiro de segurança do trabalho do SESMT-ECSP, Anderson Tonon.

Leia Também:  Atrações culturais, inclusão e lazer movimentam Orla do Porto

Além dele, a técnica de segurança do trabalho, Leiner Paula Chicati, a técnica de enfermagem Karina Vaz e o educador físico Rodrigo Souza integram a equipe responsável pela ação contínua nos hospitais citados.

Leiner explica que tem orientado os colaboradores sobre os cuidados com ponto biométrico, entrega de atestado, certidões de nascimento e de óbitos e atualização dos exames periódicos. As informações são pertinentes, uma vez que interferem no registro da vida funcional.

Outros temas também recebem atenção, como os cuidados com a vestimenta, a necessidade do uso de sapatos fechados no ambiente de trabalho e de máscara, descarte correto de materiais para evitar contaminações. “É um diálogo aberto, onde acontece uma troca de informações. O foco é a saúde pessoal que, consequentemente interfere na do outro”, ponderou Leiner.

Já a ginástica laboral distrai enquanto ‘destrava’ os nervos e músculos e os participantes relaxam um pouco. “Tem a finalidade de movimentar o corpo e sacudir o estresse. Estamos finalizando uma apostila em PDF com os exercícios e ilustrações visuais, de como fazer para diferentes profissionais, pois uns trabalham o tempo todo em pé, outros sentados. Com a apostila, poderão executar sozinhos, ao longo do dia. E a ação presencial poderá ser intercalada para tirar dúvidas”, revelou o educador físico responsável pela ginástica laboral, que em breve apresentará os benefícios ao diretor da ESCP, Paulo Rós.

Leia Também:  ‘Março Mulher’ contará com palestras nas unidades socioassistenciais do município

Rós considera benéfico o trabalho desenvolvido pelo SESMT e ressalta que a conscientização de todos os envolvidos é determinante para a eficácia do aprendizado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Prefeitura reforça apoio ao pequeno produtor com 2ª Feira da Agricultura Familiar

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA