CUIABÁ

CUIABÁ

Ginástica laboral e orientações sobre qualidade de vida marcam o Dia Mundial da Saúde no Hospital Municipal de Cuiabá e Hospital Municipal São Benedito

Publicados

CUIABÁ


Davi Valle

Clique para ampliar

Com o tema “Qualidade de Vida”, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP que administra o Hospital Municipal de Cuiabá “Dr. Leony Palma de Carvalho” – HMC e o Hospital Municipal São Benedito – HMSB, sob a gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro, realizou atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. A ginástica laboral e orientações sobre a qualidade de vida foram às ações desenvolvidas com os colaboradores para celebrar a data.  

Segundo o diretor-geral da ECSP, Paulo Rós, as atividades realizadas são para conscientizar os colaboradores a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde. “Discutir um tema específico, que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS, incentivar a realização de práticas físicas e a terem hábitos alimentares saudáveis são ações importantes que incentivamos, para ajudar no bem-estar dos colaboradores”, ressalta.  

O educador físico, Rodrigo Souza, responsável pela ginástica laboral, explica que a atividade é um instrumento da melhoria da saúde física do trabalhador através de exercícios específicos. “Os colaboradores participaram ativamente, foi muito produtiva a ação. A ginástica laboral alia o estresse, reduz o sedentarismo, aumenta a interação social, são muitos benefícios”, pontua. 

Leia Também:  CGM  adere à campanhas em prol da causa animal e instala pontos de coleta de tampinhas e frascos de aerosol 

A colaboradora do Núcleo de Gestão de Qualidade Hospitalar, Flávia Gomes, fez as orientações sobre a importância dos hábitos saudáveis. “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, por isso ela deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só por meio do tratamento de doenças ou de sua prevenção, mas também da qualidade de vida”, informa. “Esse é o momento para que questões sérias relacionadas à saúde sejam trabalhadas, garantindo a conscientização. Além disso, as ações realizadas são importantes para os colaboradores aprenderem a se cuidar”, completa. 

Para a colaboradora, Mariclei Metello, que coordena a recepção do HMC, as orientações repassadas sobre a qualidade de vida reforçam a necessidade das pessoas mudarem os hábitos alimentares e a prática de atividade física. “Gostei de participar, foram informações enriquecedoras. E a ginástica laboral foi uma ação que trouxe leveza para mais um dia de trabalho”, enfatiza.  

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho – SESMET, o Núcleo de Gestão de Qualidade Hospitalar – NGQH e a Coordenação de Enfermagem, com o apoio dos alunos de educação física da Universidade de Cuiabá – UNIC foram os setores responsáveis pelas ações desenvolvidas em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.

Leia Também:  3º Festival da Pamonha fomenta comércio local e turismo na comunidade Rio dos Peixes

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Dutrinha é reaberto para jogos oficiais com vitória do Cuiabá e show das torcidas nas arquibancadas

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA