CUIABÁ
Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes começa nesta sexta (18)
CUIABÁ
A 6ª edição do tradicional Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, localizada às margens da rodovia MT-251, começa nesta sexta-feira (18) e segue até segunda-feira (21).
Com atrações gastronômicas à base de milho, o evento busca impulsionar a economia local e estimular o turismo na região. A programação inclui apresentações culturais e música regional.
A festividade, que reúne moradores e visitantes durante quatro dias, oferece uma ampla variedade de pratos à base de milho: pamonha, curau, bolos, caldos, milho cozido, pamonha de jiló com linguiça apimentada e queijo, caldo de kenga, cuscuz pantaneiro, chica doida e outras opções para acompanhamento, como peixe frito, batata frita, churrasco grego, espetinho, pastéis e o tradicional Maria Isabel. Com preços acessíveis, os produtos estarão disponíveis em 56 pontos de venda, entre barracas da feira e comércios às margens da rodovia.
Conforme a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), o lançamento oficial do evento acontece nesta quinta-feira (17), às 16h, na própria comunidade.
Em março deste ano, durante reunião com a comunidade, o prefeito Abilio Brunini confirmou apoio ao festival. Na ocasião, o prefeito destacou que, mesmo com as dificuldades financeiras, o município garante a infraestrutura e o suporte logístico para a realização do evento.
Expectativa local
Em reunião nesta segunda-feira (14), os comerciantes e moradores destacaram a relevância do festival para a comunidade. De acordo com Cleberson Oliveira, proprietário da Pamonharia Natural do Milho Verde, o evento é importante por atrair turistas para o Rio dos Peixes, balneários e demais pontos turísticos da região.
Katia Maraiki Schroeder, da Pamonharia do Divino, afirmou que o festival já faz parte do calendário da comunidade. Segundo ela, além de movimentar a economia e promover o turismo, o evento muda a percepção de que o local é apenas uma rota de passagem. “Queremos que os turistas parem, conheçam o Rio dos Peixes e experimentem a nossa pamonha”, destacou Katia.
Nilmo Aparecido Garcia, proprietário do Restaurante Recanto da Onça, explicou que o Festival da Pamonha é um evento com fluxo rotativo, na qual os visitantes costumam fazer breves paradas, entre 10 a 20 minutos, para consumir os produtos e seguir viagem. Ele observou o crescimento do festival a cada edição. “Na primeira edição foram utilizadas quatro toneladas de milho e, em 2024, esse número saltou para 40 toneladas, gerando um impacto direto na renda das famílias”, afirmou o empresário.
#PraCegoVer
A foto mostra pratos à base de milho, como pamonha, milho cozido e outros produtos que estarão à disposição na 6ª edição do Festival da Pamonha.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA4 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA12 horas atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis


