CUIABÁ

CUIABÁ

Famílias de crianças atendidas no CEIC Altos da Glória receberam filtros de cerâmica de programa delineado pela primeira-dama Márcia Pinheiro

Publicados

CUIABÁ

Na manhã desta quinta-feira (18), a Prefeitura de Cuiabá entregou filtros de cerâmica para famílias de crianças de 0 a 3 anos e 11 meses atendidas no Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) Altos da Glória, localizado no bairro de mesmo nome. A ação, realizada por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e o Fundo Social Solidário do Município, distribuirá um total de mil filtros para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Segundo a primeira-dama Márcia Pinheiro, a ação integra o Programa de Políticas de Assistência Social às Famílias em Situação de Pobreza e Extrema Pobreza, instituído pela Lei Municipal nº 6.416/2019, com o objetivo de minimizar os impactos sociais enfrentados pelas famílias mais vulneráveis. “Essa é uma marca da gestão Emanuel Pinheiro: o compromisso com o social, com as famílias cuiabanas, em especial as mais vulneráveis, melhorando sua qualidade de vida. Essa iniciativa atende diretamente à prevenção e aos cuidados básicos de saúde”, afirmou Márcia Pinheiro.

A representante da presidência do Fundo Social, Débora Souza Ramos, realizou a entrega dos filtros acompanhada pela secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, e ambas destacaram o impacto positivo da iniciativa.

Leia Também:  Comissão de Turismo vai vistoriar pontos turísticos e ambientais de Cuiabá

“A Secretaria Municipal de Educação, por meio da secretária Edilene Machado, recebeu com muita alegria essa ação que possibilita às famílias o consumo de água tratada. Muitas famílias não têm condições de adquirir um filtro. Além de se tratar de uma questão social, é saúde e cuidado com nossas crianças e suas famílias”, ressaltou a secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar.

Luzyane Liz Moraes, mãe de seis filhos – sendo o caçula com pouco mais de um ano -, foi uma das beneficiadas pela ação, junto com outras 45 famílias dos bairros Jonas Pinheiro III, Jardim Umuarama e Altos da Glória. “Essa ajuda é muito bem-vinda. Vai nos ajudar muito economicamente e também com a saúde das crianças. Em casa, gastamos de três a quatro garrafões de água por dia. Além dos meus filhos, são nove pessoas; no final do mês, isso pesa no orçamento”, contou ela.

A diretora do CEIC Altos da Glória, Fátima Estevão do Nascimento, explicou o critério de seleção das famílias beneficiadas na unidade educacional, que atende 100 crianças em período integral. “Estamos com as crianças o ano todo e conhecemos as famílias que mais precisam, em especial aquelas que não têm água potável em casa. Essas famílias utilizam meios alternativos, como poços artesianos. Os filtros de cerâmica serão de grande valia para que possam utilizar água filtrada e de boa qualidade”, disse Fátima.

Leia Também:  10ª edição do Programa Mulheres em Ação leva mais de 50 serviços especializados ao bairro Três Barras

A ação beneficia famílias de baixa renda atendidas pelas unidades socioassistenciais da capital, além de famílias assistidas pelos Centros de Convivência para Idosos e pelo Programa Siminina nos bairros mais carentes de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Jeferson Siqueira protocola pedido de CPI para investigar irregularidades em repasses de consignados dos servidores

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA