CUIABÁ
Evento reúne mais de cem representantes de entidades e da sociedade civil organizada para o debate sobre segurança alimentar
CUIABÁ
Mais de 100 representantes de entidades e da sociedade civil organizada participaram nesta terça-feira (15) do evento preparatório para a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CMSAN) que ocorrerá nos dias 29 e 30 de agosto. Organizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, o encontro serviu de espaço para debates e trocas de informações sobre o tema.
“Um conjunto de recomendações e propostas que possam enriquecer as discussões durante a 3ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional forem elencadas, fornecendo direcionamento claro para políticas e ações futuras”, disse a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luciana Kimie Savay da Silva.
Através de grupos de trabalho formados durante o encontro, foi possível promover um diálogo construtivo com apontamentos das principais demandas regionais que serão compartilhados durante a Conferência. “A colaboração entre essas duas entidades ressalta a importância de abordar a segurança alimentar de maneira holística e coordenada. Com a 3ª Conferência de Segurança Alimentar, esse evento antecipatório não apenas promove o diálogo construtivo, mas também inspira ações concretas para enfrentar os desafios alimentares de nosso tempo”, informou a presidente.
Durante o evento, foram apresentados painéis de discussão sobre tópicos diversos, como o acesso equitativo aos alimentos, a sustentabilidade dos sistemas de produção e distribuição de alimentos, a promoção da agricultura familiar e a redução do desperdício de alimentos. Além disso, especialistas renomados e profissionais experientes conduzirão workshops práticos para compartilhar conhecimentos e melhores práticas.
“No cenário atual, onde as preocupações com a segurança alimentar estão mais presentes do que nunca, a colaboração entre diferentes entidades é fundamental para abordar e resolver essas questões urgentes. A gestão Emanuel Pinheiro tem esse compromisso, ofertar uma alimentação digna e de qualidade à toda população”, destacou a secretária adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa.
Foram eleitos os delegados que terão direito a voto na 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. “O evento preparatório organizado pela Assistência Alimentar e pelo Conselho de Segurança representa um passo crucial na direção de sistemas alimentares mais seguros, justos e sustentáveis”, acrescentou Clausi.
“Acreditamos firmemente que a participação ativa da comunidade é de extrema importância para o êxito dessa conferência e para a construção de políticas que tenham um impacto positivo na vida de todos os cidadãos. Contamos com a presença e a dedicação de cada indivíduo na busca por uma alimentação mais saudável e acessível para todos”, concluiu a presidente.
O Comsea, composto por 19 membros titulares e seus respectivos suplentes, é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador em Cuiabá, com a participação de representantes da Prefeitura e da sociedade civil, voltado para a formulação de diretrizes nas políticas e ações no âmbito da segurança alimentar e nutricional.
O local e horário da realização da 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional serão brevemente divulgadas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura intensifica fiscalização de ambulantes e trailers irregulares em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta quinta-feira (23) mais uma etapa do programa “Ambulantes em Ordem”, com ações de orientação aos comerciantes da Rua 13 de Junho, na região central. O objetivo é manter as calçadas desobstruídas e garantir a circulação de pedestres.
Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a partir desta sexta-feira (24), ambulantes que descumprirem as determinações poderão ter mercadorias apreendidas e sofrer outras sanções administrativas.
A fiscalização também inclui a interdição de trailers irregulares na Avenida dos Trabalhadores, próximos aos bairros Residencial São Carlos e Santa Inês. De acordo com a Prefeitura, os proprietários já haviam sido notificados, e parte das estruturas estava abandonada ou sem funcionamento.
A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, afirmou que a prioridade é o diálogo, mas destacou que a legislação será cumprida para garantir o ordenamento urbano e a utilização adequada dos espaços públicos.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásSamir Katumata ganha força nos bastidores como possível vice de Wellington Fagundes
-
POLÍTICA MT6 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um leva internet e energia solar às escolas ribeirinhas
-
MATO GROSSO4 dias atrásCaminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta defende campanhas contra bets e quer debate sobre apostas nas escolas
-
POLÍTICA MT6 dias atrásProjeto quer proibir anúncios de serviços sexuais em espaços públicos e meios de comunicação
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeita aciona Justiça para obrigar Câmara a votar projetos em sessão extraordinária
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPresidente da Câmara diz que alertou sobre crise financeira antes de decreto de calamidade
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos define chapas e alianças em Convenção Estadual na terça (4)


