CUIABÁ

CUIABÁ

Estudantes são premiados na etapa municipal do Prêmio MPT na Escola

Publicados

CUIABÁ

Estudantes da rede pública municipal de ensino foram premiados na semana passada pelo Projeto MPT na Escola, etapa municipal. A cerimônia, realizada no formato on-line, foi transmitida pelo canal da Escola Cuiabana no YouTube e registrou 500 visualizações, contanto também com a participação de estudantes, profissionais da Educação e dos pais e responsáveis. Os estudantes premiados de cada categoria vão participar da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola.

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, falou sobre a importância do projeto de iniciativa do Ministério Público. Destacou o momento da premiação aos melhores trabalhos nas quatro categorias do concurso, que expressaram por meio da arte a importância do envolvimento de todos em relação ao combate ao trabalho infantil.  “Essa é uma parceria que vem dando certo há várias edições. E, para chegarmos neste momento, de premiação, foram realizadas mobilizações com a comunidade escolar, para refletirmos a importância de erradicarmos o trabalho infantil, que tem tirado as crianças e adolescentes das unidades educacionais. Acreditamos que uma semente foi plantada e precisamos continuar as ações visando conscientizar a todos. A educação tem um papel importante nesta ação e a gestão Emanuel Pinheiro, trabalha a fim de garantir políticas públicas efetivas por meio de uma gestão participativa, humanizada, inclusiva e transparente, visando o bem-estar dos nossos estudantes e da comunidade”, disse a secretária adjunta, Débora Marques Vilar.

O Procurador do Ministério Público do Trabalho, Dr. André Canuto, participou presencialmente do evento realizado na Secretaria Municipal de Educação. Disse que o Projeto foi criado para os estudantes e profissionais da educação. “Para o Ministério Público e todas as instituições que integram a rede de proteção, é muito evidente que o combate ao trabalho infantil e adolescente é uma tarefa que para ser bem sucedida deve contar com a participação de toda a sociedade. Quando crianças e adolescentes são expostos a situações como essa os prejuízos podem ser muito grandes, afetando a oportunidade de um desenvolvimento e a formação desses indivíduos. As crianças e adolescentes têm direitos e nós temos o dever de assegurar que eles sejam respeitados”, disse o Procurador do Ministério Público do Trabalho, Dr. André Canuto.

Leia Também:  Semob realiza leilão de veículos apreendidos, removidos e recolhidos há mais de 60 dias no dia 20 de fevereiro

Projeto

A edição 2022 do Projeto reuniu estudantes e professores de 10 unidades da rede pública municipal de Educação. No total foram 2.000 estudantes, do 4º ao 7º Anos (Meninice, Puberdade e Adolescência) e 84 professores envolvidos em ações e debates nas escolas de Ensino Fundamental, sobre temas relacionados aos direitos das crianças e dos adolescentes, proteção do trabalhador adolescente e piores formas de trabalho infantil.

Em Cuiabá além das atividades do Projeto MPT na Escola, de combate ao trabalho infantil e adolescente, foram realizadas outras ações complementares, permitindo que as unidades educacionais ampliassem o debate para toda a comunidade, para que as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, possam ser rompidas. 

Para facilitar a discussão do tema junto aos estudantes foram distribuídos kits educacionais contendo pôsteres, cadernos de orientação pedagógica, revistas em quadrinhos e jogos de tabuleiro.

Participaram do Projeto as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Antônia Tita Maciel de Campos, Ana Teresa Arcos Krause, Floriano Bocheneki, Nossa Senhora Aparecida, José Luís Borges Garcia, Profª Esmeralda de Campos Fontes, Prof. Firmo José Rodrigues, Madre Marta Cerutti, Senhorinha Ana Alves de Oliveira e a Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Dr. Estêvão Alves Corrêa.

O MPT na Escola faz parte do Projeto Estratégico “Resgate a Infância”, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), com atuação conjunta em três eixos — educação, aprendizagem e políticas públicas —, e tem como objetivo prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.

Leia Também:  Ginástica laboral para servidores do HMC e São Benedito ajuda a evitar lesões e doenças ocupacionais

Premiação

A premiação do Projeto MPT na Escola, foi realizada em quatro categorias: conto; poesia; música e desenho, que abordaram temas, aprendizagem profissional e combate ao trabalho infantil. Os estudantes irão receber os prêmios em agosto, após o recesso escolar. 

O prêmio é o encerramento anual do projeto e, além de reconhecer e divulgar os melhores trabalhos produzidos pelos estudantes e seu protagonismo, valoriza a dedicação dos educadores envolvidos.

Participaram da solenidade de premiação a diretora técnica de Educação, Elijane Gonçalves Lopes, a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins e a diretora de Gestão Educacional da Secretaria de Educação, Zileide Lucinda dos Santos.

Confira os vencedores do Prêmio MPT na Escola:

Categoria Conto 

 1º – João Gabriel Silva Schuína – 4ºB – EMEB José Luís Borges Garcia

2º – Nicolly da Silva – 6ºC – EMEB Nossa Senhora Aparecida

3º – Queren Hapuque da Silva Almeida – 4ºB – EMEB José Luís Borges Garcia 

Categoria Poesia

1º – Marcos Olivie Redher Alves – 5ºC – EMEB Nossa Senhora Aparecida

2º – Ana Carolina Fernandes Garcia e Milena Rodrigues Oliveira – 5ª – EMEB Ana Teresa Arcos Krause

3º – Kimberly Naone dos Santos Queiroz – 5º B – EMEB Senhorinha Alves

Categoria Desenho

1º – Enzo Gabriel Almeida Silva – 4º B – EMEB Ana Teresa Arcos Krause

2º – Louise Advíncula Galvão – 5º A – EMEB Madre Marta Cerutti

3º – Arielly Balduíno da Silva – 4º C – EMEB Nossa Senhora Aparecida

Categoria Música

1º – Ana Suri Lemes Ribeiro 5º A – EMEB Antônia Tita Maciel de Campos

2º – Maria Luiza Costa da Silva, Ryan Gabriel Ferreira da Silva e Giovana Perez Carvalho Carneiro – 5º B –  EMEB Nossa Senhora Aparecida

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Folha salarial de dezembro será paga na quinta-feira (29); Prefeitura de Cuiabá injetará R$ 114 milhões na economia local

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA