CUIABÁ

CUIABÁ

Estudantes da EMEB Ten. Octacílio Sebastião da Cruz participam de concerto didático

Publicados

CUIABÁ

Estudantes do período matutino da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ten. Octacílio Sebastião da Cruz, localizada no bairro CPA III, apresentaram nesta segunda-feira (22), o resultado de um trabalho que estão desenvolvendo desde o primeiro semestre. O Projeto “Dia do Rock na Escola” reuniu cerca de 300 alunos, da Educação Infantil até o 4º Ano do Ensino Fundamental, ao som da banda de rock Ponte de Ferro.

A apresentação contou com mostra de solos de instrumentos, entrada de motos e muito rock, de Elvis Presley, Jimmy Hendrix, Deep Purple, Led Zeppelin a Iron Maidem além de apresentações de capoeira e maculelê.

A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Claudenir Izabel Silva Gonsales, explicou que o Projeto foi desenvolvido pelos professores de Educação Física e de Arte. “O Projeto envolveu várias etapas de trabalho pedagógico com os estudantes, em sala de aula e em oficinas de capoeira e maculelê, flauta doce, percussão e coral. Hoje, a culminância é um dia de festa”, contou Claudemir.

Leia Também:  Conferência sobre o Plano Municipal de Cultura será sábado (15)

O professor de Arte, Roberto Viana, disse que a proposta surgiu a partir de um planejamento conjunto com o professor de Educação Física, depois de folhear o livro didático de Artes ‘Conectados’, do 3º ano, onde encontrou o conteúdo que deu respaldo ao Projeto. “Um dos capítulos do livro conta de forma resumida, a história do Rock e de alguns de seus principais artistas”. Viana, que é músico formado pela Universidade Federal de Mato Grosso e integrante de algumas das principais bandas de Rock-Heavy Metal de Cuiabá, aprofundou os conteúdos sugeridos pelo livro didático e lançou o convite para sua banda/grupo de estudo para realizar uma apresentação em forma de concerto didático para os alunos da unidade escolar.

O Projeto foi abraçado pelos professores e por toda a escola. “O Projeto permite que os estudantes tenham contato e acesso a este universo musical, ampliando assim seu repertório. Esse trabalho, que é interdisciplinar e transdisciplinar, envolve além da música, outras manifestações artísticas e culturais, e a educação ambiental por meio da reciclagem do lixo seco, com instrumentos criados pelos estudantes”, salientou o professor Viana.

Leia Também:  Calçadas do entorno do Morro da Luz e da Ilha da Banana passam por processo de reconstrução

A coordenadora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves Lopes, coordenadores e assessores da Secretaria Municipal de Educação, acompanharam as apresentações. A coordenadora falou da importância das escolas desenvolverem projetos que demonstrem a diversidade cultural. “O Projeto contribui na formação dos estudantes e profissionais da educação. Agregando valores, esse trabalho mostra para as crianças que a música e a cultura vão muito além. A música é uma linguagem universal e um elemento presente em todas as culturas. Levar a música para as escolas da rede é uma forma de ampliar a percepção de mundo das nossas crianças”, destacou Elijane Gonçalves Lopes.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival

Publicados

em

Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.

O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.

A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.

Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.

Evento movimenta economia

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.

Leia Também:  Prefeito lança programa de desenvolvimento da cadeia produtiva da Apicultura

Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.

As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).

Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.

“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA