CUIABÁ

CUIABÁ

“Estamos fazendo história ao priorizar os mais vulneráveis, integrando, valorizando e proporcionando dignidade a todos os cidadãos”, reafirma prefeito ao assinar compromisso pelo combate à fome

Publicados

CUIABÁ

“Fizemos uma escolha clara em nossa gestão: priorizar os mais necessitados. Em todas as decisões que tomo, enfatizo que Cuiabá deve ser olhada do centro para os bairros, alcançando todas as famílias, mesmo as mais distantes da dignidade humana. É com esse compromisso que entregamos em tempo recorde o maior hospital público do estado, o HMC, com padrão de qualidade de hospital particular, atendendo à população do SUS e aos mais carentes. Nossa gestão tem sido marcada pela construção de obras, viadutos, asfaltamento, unidades escolares, unidades de saúde, CRAS e CREAS, sempre priorizando os mais pobres. Em 2016, quando vencemos nossa primeira eleição, os marqueteiros me perguntaram qual palavra eu escolheria para definir nossa gestão como prefeito; na época, eu era deputado estadual. Minha resposta foi “humanização”. E, de fato, a humanização é o cerne de nossa administração”, assim descreveu o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o compromisso com a gestão da capital mato-grossense em solenidade de assinatura de convênio para efetivação do maior programa da história de Cuiabá: o Prato Cheio, além da adesão ao Plano Brasil Sem Fome, desenvolvido pelo governo federal.

O evento contou com a participação de três ministros: Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, de Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e de Desenvolvimento Agrário e de Agricultura Familiar, Paulo Teixeira e reuniu dezenas de autoridades. Durante a solenidade, o prefeito destacou ainda o esforço desenvolvido pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, em benefício dos mais carentes. “A primeira-dama representa muito mais do que um título ou uma posição. Ela personifica a essência da função, que é inspirar mulheres, crianças e famílias a trabalhar juntas na construção de uma sociedade mais digna, justa e igualitária. O papel da primeira-dama vai além das formalidades e protocolos. Ela carrega consigo a responsabilidade de ser um farol de esperança e de ação positiva, um exemplo a ser seguido por todos. Seu estado de espírito é o de alguém que se dedica incansavelmente a causas nobres, que se preocupa com o bem-estar de sua comunidade e que se empenha em promover mudanças significativas. Assim como a primeira-dama, a verdadeira essência da liderança está em inspirar e capacitar as pessoas a fazerem a diferença. Finalizou que o evento desta sexta-feira (22) é uma vitória dos comunitários e destacou que são as lideranças nos bairros, ao lado dos vereadores, que alicerçam as ações a serem desenvolvidas pela administração, reforçando que o programa Prato Cheio ofertará mais de 26 mil refeições ao mês, por meio de 20 restaurantes credenciados em bairros das quatro regionais de Cuiabá. “Estamos testemunhando a demonstração de força do movimento comunitário, que conta com o apoio de três ministros de Estado em prol do maior programa de combate à fome da história de Cuiabá, o ‘Prato Cheio’, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro. Em Cuiabá, estamos fazendo história ao priorizar os mais vulneráveis, integrando, valorizando e proporcionando dignidade a todos os cidadãos, independentemente de sua localização na cidade. Esta é a marca de nossa gestão, e continuaremos trabalhando incansavelmente para um futuro melhor para Cuiabá e seu povo”. Ao finalizar seu discurso, o prefeito adiantou que estuda a implementação de mais uma medida de fomento ao desenvolvimento das famílias mais carentes. “Estou empenhado, junto com toda a minha equipe, em implementar o Tarifa Zero no transporte coletivo de nossa capital em um prazo muito breve. Compreendemos que muitos cidadãos enfrentam dificuldades para arcar com o custo das tarifas de transporte público, e nosso objetivo é aliviar essa carga financeira. Estamos trabalhando incansavelmente para tornar esse projeto uma realidade, contando com o apoio da administração municipal de Cuiabá. Acreditamos que, dessa forma, estamos dando passos importantes na direção de um transporte público mais acessível e justo para todos”.

Leia Também:  Presidente celebra aniversário de servidores efetivos da Câmara Municipal

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca aprovados nas funções de Professor, TDI, ASG e Intérprete de Libras

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA