CUIABÁ
Equipes de operacionalização e limpeza de bueiros atenderão cinco regiões da capital nesta semana
CUIABÁ
Após ganhar reforço, tendo em vista, a temporada de chuvas, as equipes de operacionalização de bueiros, vinculadas à Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), atenderá, somente nesta semana, cinco regiões da capital, sendo elas, os bairros Dom Aquino, Bela Vista, Pedra 90, Osmar Cabral e Baú, além da prioridade às demandas emergenciais.
O vice-prefeito e titular da SMOP, José Roberto Stopa, afirmou que as solicitações apresentam um aumento significativo nesta época do ano do ano e com objetivo de sanar os contratempos ocasionados à população, às atividades foram intensificadas por toda a cidade. “Os bueiros são os principais meios de escoamento das águas da chuva, mas, em razão da grande carga poluidora, acabam entupindo, dificultando o funcionamento correto do sistema. Pensando nisso, já estamos nos adiantando, zelando pela infraestrutura urbana”, explicou.
Outro agravante e que se tornou rotineiro em Cuiabá, é o furto das tampas dos bueiros, especialmente, aquelas fabricadas de material provenientes de cobre, uma prática ilegal que gera prejuízos financeiros e estruturais aos cofres públicos e colocam em risco à vida dos munícipes. “Além das manutenções, em muitos locais, na maioria deles, temos que substituir as tampas antigas pelas de concreto, o que exige um tempo maior e custos também. Pedimos encarecidamente para que cuidem e zelem pelo patrimônio que é de todos”, acrescentou Stopa.
Os processos, consistem no desempenho das atividades de limpeza, manilhamento, desobstrução, recomposição pluvial e assentamento de tampas, garantindo o pleno funcionamento do sistema de captação e escoamento dos recursos hídricos, evitando assim, a formação de pontos de alagamentos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA3 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍTICA MT5 dias atrásArticulação de Wanderley Cerqueira e apoio de Botelho garantem quase R$ 2 milhões para nova UBS em Várzea Grande


