CUIABÁ

CUIABÁ

Em Cuiabá, 54 mil estudantes da rede pública retornam às aulas na próxima segunda-feira (7)

Publicados

CUIABÁ


Jorge Pinho

Clique para ampliar

Em live realizada nesta terça-feira (1º), o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou oficialmente o início do Ano Letivo 2022. Será  na próxima segunda-feira, dia 7, de forma presencial. O gestor falou também sobre a entrega do Kit Material Escolar e uniformes, para todos os cerca de 54 mil estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino. Atendendo a uma das perguntas do chat sobre o retorno das aulas de forma presencial, Emanuel Pinheiro disse que existia uma preocupação em relação ao número de casos de contaminação provocados pela variante ômicron.

“Eu tinha uma preocupação devido a pandemia, mas está confirmado, dia 7 de fevereiro, na próxima segunda-feira, volta às aulas presenciais. Quero começar como terminamos no ano passado, com segurança total. Eu pretendia que fosse de forma híbrida, para aqueles pais que tivessem com insegurança. Até falei isso na semana passada, mas me reuni com a secretária de Educação, Edilene Machado e a equipe técnica, e eles me deram total segurança de que não teria nenhum problema. Em virtude disso, não há necessidade, nesse início de ano letivo, de aulas híbridas ou virtuais”, anunciou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Sobre o Kit Escolar, mais uma ação da gestão que se tornou referência, Emanuel Pinheiro disse que serão entregues a todos os 54 mil estudantes. “O Kit Escolar completo, camisa e shortinho para os meninos e camisa e short-saia para as meninas, tênis, mochila e o material escolar completo – caderno, lápis, lápis de cor, borracha, régua -, tudo do bom e do melhor, para todos os 54 mil alunos da rede. Compromisso meu e da primeira-dama Márcia Pinheiro, enquanto eu for prefeito, a entrega para todos os estudantes da rede municipal, do kit uniforme material escolar completo”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia Também:  Biênio 2023/2025: Interessados têm até o dia 30 de agosto para composição do Conselho Municipal do Imigrante

Volta às aulas

Nesta quarta-feira (02), a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado deu detalhes sobre a preparação da rede pública municipal de ensino para o retorno das atividades pedagógicas nas 170 unidades educacionais, na próxima semana.

Ela destacou que a rede pública municipal de Educação continuará a seguir as orientações e medidas de biossegurança, implantadas desde setembro do ano passado, quando as atividades presenciais foram retomadas na rede, ou seja, somente os estudantes e profissionais entram nas unidades educacionais, será feita a aferição de temperatura dos alunos e profissionais que antes de entrar deverão passar pelos tapetes sanitizantes. Todas as unidades disponibilizarão dispenseres de  álcool 70% e, é obrigatório o uso de máscaras, para estudantes e profissionais.

“Cada unidade tem seu plano de retorno, baseado nas orientações e medidas gerais recomendadas pela Secretaria de Saúde. Este é um novo momento. Os profissionais estão com o esquema vacinal concluído, as crianças de 5 a 11 anos estão recebendo a primeira dose da vacina, mas precisamos continuar tomando todos os cuidados. Aos pais, pedimos que confiem nas unidades e orientem seus filhos. Todas as unidades estão seguindo os protocolos e orientações de biossegurança”, ressaltou a secretária Municipal de Educação, Edilene Machado.

Leia Também:  Equipe do Programa Melhor em Casa realiza visitas domiciliares para realizar orientações a familiares de pacientes acamados

De acordo com a secretária Edilene Machado, caso venha ser registrado algum caso positivo, da Covid-19 ou gripe, o profissional ou estudante será encaminhado para atendimento nas unidades de saúde, e toda a sala de aula cumprirá as medidas de isolamento.

Em relação a exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19 o pai que já vacinou seu filho (a) e quiser, poderá apresentar o comprovante na escola. “Nesse momento, a orientação para os pais ou responsáveis é que vacinem seus filhos, isso é fundamental para que possamos conter a contaminação. A legislação vigente, tanto a Constituição Federal como o Estatuto da Criança e do Adolescente, determinam que a obrigação de vacinar as crianças é dos pais. Iremos avaliar a exigência do comprovante”, destacou a secretária Municipal de Educação, lembrando que os estudantes não serão impedidos de frequentar as aulas.

Edilene Machado aproveitou para alerta: “não é necessário que os pais ou responsáveis adquiram o material escolar. A partir da primeira semana de aulas o Kit Escolar e os uniformes, serão entregues aos estudantes”, disse ela.

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival

Publicados

em

Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.

O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.

A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.

Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.

Evento movimenta economia

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.

Leia Também:  4ª edição do "Conexão é Poder" reúne mais de 80 mulheres em capacitação conduzida pela vereadora Maysa Leão

Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.

As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).

Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.

“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA