CUIABÁ
Eleições para reitoria da UFMT são tema de Tribuna Livre
CUIABÁ
A vereadora Edna Sampaio (PT) ressaltou a importância da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) durante Tribuna Livre com a candidata a reitora da UFMT, Marluce Silva, doutora em Política Social e diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e concorre à eleição juntamente com o professor Silvano Macedo Galvão, professor da Faculdade de Direito.
Eles compareceram a convite da vereadora, que chamará para a Tribuna também os demais candidatos, os professores Evandro Soares da Silva e Marcia Hueb Marcus Silva da Cruz e Lisiane Pereira de Jesus e Iramaia Jorge Cabral de Paulo e Alex Neves Junior. As eleições acontecem no dia 6 de março, das 8h às 22 h.
Marluce defendeu o fortalecimento das relações entre a universidade e a Câmara para o desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa que tenham relação com as demandas vindas dos vereadores.
Ela destacou, ainda, que, dos 23 mil estudantes matriculados na universidade, apenas 13 mil estão com matrículas atualizadas e não há informação sobre a situação do restante dos alunos que desistiram dos estudos. Lembrou também que muitos deles são trabalhadores e defendendo a criação de creches para atender às estudantes que são mães.
A candidata cobrou melhorias no transporte e na segurança dentro da universidade para atender, principalmente, os estudantes do período noturno.
A vereadora Edna enfatizou a importância da UFMT para a capital e elogiou a abertura que a instituição tem para estabelecer parcerias. Ela informou que está dialogando com o Departamento de Engenharia de Transportes para elaborar uma pesquisa sobre a satisfação dos usuários do transporte coletivo.
“Parabéns pela disposição da senhora e do senhor de se oferecerem  e oferecer a sua história para se candidatarem à reitoria. Quero saudar a todos os professores das outras chapas. A universidade é um espaço rico, democrático e ficamos muito felizes em recebê-los aqui”, disse Edna Sampaio.
“É muito importante que a eleição aconteça com a mesma propriedade, com  a mesma importância da que acontece dentro dessa Casa, quando nós escolhemos os vereadores como nossos representantes. A universidade carece imensamente de uma relação forte com os nossos representantes políticos, com nossos parlamentares e com as pessoas que têm um projeto de sociedade democrático, de inclusão social , e que respeite a democratização do conhecimento”, disse Marluce.
“A UFMT depende da sociedade para manter seus estudantes, seu público, e não há como pensar nela sem pensar nos municípios e em Mato Grosso como um todo. Essa interlocução com o parlamento e com a administração pública municipal é importantíssima para que as atividades da UFMT sejam desenvolvidas”, disse Silvano Macedo Galvão.
Da Assessoria 
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
CUIABÁ
PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival
Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.
O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.
A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.
Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.
Evento movimenta economia
Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.
Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.
As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).
Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.
“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJanaina Riva classifica Osvaldinho Amorim como “diamante a ser lapidado” na política de Leverger
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste reforça combate a incêndio na região das Furnas
-
Sinop2 dias atrásDia da Árvore: cerca de 560 pessoas participam de programação especial no Parque Florestal de Sinop
-
Primavera do Leste3 dias atrásAmbulatório de Feridas de Primavera do Leste registra 21 atendimentos e cinco altas por cicatrização completa
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste avança na revisão do Plano Diretor com primeira reunião do Núcleo Gestor
-
Sinop3 dias atrásParque Florestal de Sinop recebe programação especial neste sábado (19) em comemoração ao Dia da Árvore
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste recebe noite especial de música e cultura com o “Primavera In Concert”
-
Sinop6 dias atrásSinop amplia oferta habitacional com entrega de 796 casas; novo bairro será entregue nesta quarta (16)


