CUIABÁ
É fato: cada vez mais, Cuiabá é destaque no Brasil
CUIABÁ
Contra fatos não há argumentos. Mesmo que por vezes eles tentem ser encobertos por uma cortina nebulosa criada por motivações políticas. Agora, a imprensa registra mais um fato comprovando que Cuiabá segue crescendo e se destacando no cenário nacional. Pesquisa da Urban Systems, publicada na revista Exame, revela que entre as mais de 5.560 cidades brasileiras – incluindo as do rico interior paulista – nossa capital é a primeira do Mato Grosso e a 23ª do país para fazer negócios no mercado imobiliário.
Neste segmento, foram analisados critérios como o total de novas empresas de comércio e serviços, o crescimento de empresas da construção civil e a variação de empregos neste setor. A prefeitura tem contribuído para esses resultados ajudando a melhorar o ambiente de negócios na cidade, com diversas iniciativas. Uma delas é o estímulo à desburocratização na construção civil por meio do sistema facilitado do Alvará Automático.
Apesar de todos os desafios, temos motivos de sobra para comemorar e manter a autoestima elevada. Vejam, por exemplo, estudo recente da Organização das Nações Unidas (ONU) posicionando Cuiabá como uma das dez melhores cidades do país para se viver. Para isso, levou em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), baseado em diretrizes como o nível de educação, a renda per capita e a longevidade da população.
Fato é que nada disso acontece por acaso. Os investimentos da prefeitura na educação começam com a gurizada dando os primeiros passos nas novas creches em tempo integral, os CEICs. E hoje são simbolizados por um ícone de humanização com nosso carimbo que foi copiado para todo o estado: o Kit Uniforme Escolar. Em meio a tantas novidades, a política de implantação de espaços de esporte e recreação nos bairros mais distantes do centro é outro marco. É mais que lazer, é saúde para todos: das crianças aos idosos.
No saneamento, área de extrema relevância para a saúde e o meio ambiente, é preciso registrar que passamos por uma verdadeira revolução. Cuiabá virou referência no país. Na nossa gestão, a cobertura praticamente dobrou e até o final de 2024 deve atingir 90% da cidade. Pela primeira vez o fornecimento permanente de água potável chegou a todos os bairros da cidade. E tem mais, este ano desativamos o lixão que existia há três décadas para pôr em funcionamento o mais moderno aterro sanitário do Centro-Oeste, assim cuidamos ainda mais do meio ambiente e da saúde dos cuiabanos.
Como se vê, os avanços na saúde se deram para além das ações especificas na área, a exemplo da construção do HMC e de novas unidades de atendimento básico, da criação de programas inéditos como o SOS AVC, o Hora Estendida na Saúde e do relançamento do AMOR na zona rural, entre outras.
Há uma torrente de fatos evidenciando a presença mais potente de Cuiabá no país. Estudo da consultoria Macroplan apontou que fomos a segunda cidade brasileira que mais avançou na última década. A base para essa avalição envolveu itens diversos: qualidade de vida da população, saúde, segurança, saneamento e sustentabilidade. Subimos três posições somente em 2020, ano mais agudo da pandemia e que passou a exigir mais recursos destinados a salvar vidas.
Não é pouca coisa o que conseguimos. Veja que o Mato Grosso, celeiro da produção agroindustrial do país, não obteve o mesmo resultado na área do desenvolvimento humano, segundo estudo divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Infelizmente, é o pior do Centro-Oeste.
É importante listar esses fatos. Porque eles reforçam a certeza de que precisamos valorizar o fato de pertencer a Cuiabá. É isso que temos feito desde o primeiro dia de mandato, e não é à toa que investimos tanto no que é nosso. Basta ver as reformas do Dutrinha e da praça do Marco Zero, na comunidade São Gonçalo Beira Rio, as melhorias na orla do Porto, a modernização do Mercado do Porto, a revitalização do Mercado Municipal e tantas outras provas de amor por Cuiabá.
Nossa cidade nasceu para brilhar, e a gente vai seguir em frente com o sentimento de cuiabania no peito e novas conquistas para alcançar.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA4 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Militar prende homem faccionado com três quilos de maconha em Nova Ubiratã


