CUIABÁ

CUIABÁ

Diretoria do HPSMC dá posse a novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

Publicados

CUIABÁ

A Diretoria do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) deu posse nesta quarta-feira (26) aos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) que terão mandato de um ano. 

A CIPA será formada por 14 membros eleitos e 14 membros indicados pela diretoria. Todos os 28 membros são servidores da unidade. A função dos integrantes será a de realizar campanhas e trabalhar na prevenção de acidentes dentro do hospital. A diretora do HPSMC, Deniellen Nelian, deu boas vindas aos novos membros e pediu harmonia e trabalho em equipe. 

Segundo o Engenheiro de Segurança, Marlison Ávila, o trabalho será para a prevenção entre colaboradores e pacientes. A comissão eleitoral foi formada pelo  Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho (SESMT) e pelo Núcleo de Acesso e Qualidade do Hospital (Naqh). 

“Foi feito um treinamento de dois dias com base na Norma Regulamentadora Nº 5 do Ministério do Trabalho e Emprego”, afirmou Marlison. “A CIPA é formada por representantes da diretoria e por representantes dos servidores e, além das campanhas, são realizadas vistorias internas para preservar a segurança do trabalhador”, completou. 

Leia Também:  Prefeito de Cuiabá vistoria obras do Mercado do Porto para garantir qualidade total

Ao todo, cerca de 1.300 profissionais trabalham nos três turnos no HPSMC. O principal objetivo da comissão é monitorar e evitar acidentes com perfurocortantes, tipo de acidente mais comum em hospitais e postos de saúde. O presidente da comissão, indicado pela diretoria, será o responsável técnico pelo setor de Recursos Humanos, Wilson Pereira Domingues Júnior. 

“Nosso trabalho começou semana passada, quando todos os membros participaram do curso de formação, e nós estamos atuando na prevenção de acidente e na prevenção ao assédio sexual e moral dentro da instituição”, afirmou Wilson. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  Maysa Leão solicita a disponibilização do cartão de estacionamento para pessoas com deficiência em Cuiabá

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA