CUIABÁ
Defesa Civil se reúne com Associação de Moradores do Coxipó do Ouro para debater sobre prevenção às queimadas
CUIABÁ
A Defesa Civil de Cuiabá, ligada à Secretaria de Ordem Pública, se reuniu na última semana com o presidente da Associação dos Moradores do Coxipó do Ouro (AMCO), Thiago Pedroso, para debater sobre a prevenção a casos de incêndios e orientações à população, principalmente, no período de estiagem.
Participaram da reunião o coordenador da brigada de incêndio florestal, Alex Botelho, o agente de regulação e fiscalização, Benedito Freitas, brigadistas da Defesa Civil, o bombeiro Civil, Arthur Daubian e o engenheiro, Marcus Van Basten.
Durante o encontro ficou definido que Defesa Civil irá efetuar o curso de reciclagem aos brigadistas, com a entrega de equipamentos básicos de primeiro combate. “É muito importante orientarmos a população que todos os anos sofre com queimadas em suas propriedades, assim poderão contribuir de forma incisiva com o combate aos incêndios, junto a Defesa Civil, que fornecerá os materiais de primeiro combate”, disse o presidente da AMCO, Thiago Pedroso.
A equipe reforçou ainda a importância os canais de atendimento pelo telefone (65) 3623-9633 e WhatsApp (65) 99310-8810 para o recebimento de denúncias sobre casos de queimadas urbanas e outras situações de riscos.
“A Defesa Civil disponibiliza os canais de atendimento para receber as denúncias, mas o trabalho em conjunto e a orientação à população são as principais ferramentas para evitarmos casos de incêndio. Reforçamos ainda a conscientização para que as pessoas não realizem queimadas”, orienta o agente Benedito Freitas.
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai


