CUIABÁ
Decreto divulga nomeações dos novos membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento da Política para a População em Situação de Rua
CUIABÁ
A Prefeitura Municipal de Cuiabá publicou, por meio do Decreto Municipal 9.197, de 14 de julho de 2022, a nomeação de representantes titulares e suplentes para composição do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua – CIAMP/Rua. A normativa foi publicada na edição do Gazeta Municipal desta sexta-feira (15).
A medida toma como base a Lei Complementar 476, de 30 de dezembro de 2019, e pauta-se ainda pela Lei Federal nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009, que instituiu a Política Nacional para a População de Rua e seu Comitê Intersetorial de acompanhamento e monitoramento.
“Esse Comitê será o instrumento legal para a efetiva implementação de uma Política de proteção especificamente destinada ao atendimento da população em situação de rua. A nossa gestão tem o trabalho pautado na humanização dos serviços, sendo esse um público que recebe atenção especial do município”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
Em dezembro de 2021, a Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência instituiu por meio da Portaria de nº 40, onde foi criada uma Comissão Avaliadora de Seleção responsável por realizar o acompanhamento do processo e julgamento do Edital de Chamamento Público para a escolha dos representantes da sociedade civil que irão integrar o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em situação de Rua do Município de Cuiabá – CIAMP RUA/Cuiabá.
Ficam nomeados como membros Titulares e Suplentes, os representantes abaixo especificados: Representantes das Entidades Governamentais: Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência – SADHPD: Camila Reinheimer, membro titular; Celia Regina Damazio Andrade Aguiar, membro suplente;Secretaria Municipal de Ordem Pública e Defesa Civil – SOPDC: Rachid Mohamed Rachid Hassoun, membro titular; Francismary de Amorim Silva, membro suplente; Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico – SMATED: Josilene Araújo de Almeida, membro titular; Karoline Morais Rocha, membro suplente; Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária – SMHARF: Rachel de Sabóia Bicudo, membro titular; Evelyn Cristina Aquino de Souza, membro suplente; Secretaria Municipal de Educação – SME: 1- Eliane Menacho, membro titular; 2- Joneide Maria de Souza, membro suplente; Secretaria Municipal de Saúde – SMS: Fátima Rosária dos Santos, membro titular; Bertone Gabriel Moraes da Silva, membro suplente; Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – SMCEL: Avinner Augusto da Silva Albino, membro titular; Fábio Junior Maia Pereira, membro suplente.
Como representantes das Entidades não Governamentais foram nomeados, Representante do Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região MT: 1– Luiz Philipe Belarmino Reis, membro titular; 2- Tassiely Karine Passos, membro suplente; b) Representante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua – MNPR/ MT: 1 – Alan Teixeira de Lima, membro titular; 2 – Rúbia Cristina de Jesus Silva, membro suplente; Instituto Pró Ação de Desenvolvimento Sustentável da Pessoa e a Inclusão – PROASP: 1 – Luciene Rodrigues de Morais, membro titular; 2 – Juciane Nunes Siqueira, membro suplente; c) Fórum POP Rua Cuiabá: 1- Gabriela Rangel Silgueiro, membro titular; 2- Lúcio Andrade Hilário do Nascimento, membro suplente; Representante da População em Situação de Rua: 1 – Camila Alves Vieira, membro titular; 2 – Quezia Valmis de Souza, membro suplente; Representante de População em Situação de Rua: 1 – Elaine Cristina de Souza Penas, membro titular; 2 – Gladis Cristhiane Teixeira, membro suplente; Representante de População em Situação de Rua: 1 – Marcos Rogério Coelho, membro titular; 2 – Juliara Marcia da Silva, membro suplente.
Clique no anexo para visualização do decreto na íntegra:
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
Cidades3 dias atrásTCE aponta indícios de irregularidades em credenciamento do Hospital Amo a Vida no programa Fila Zero
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra grupo investigado por esquema de influência em decisões judiciais
-
POLÍCIA4 dias atrásPM prende homens por provocar princípio de incêndio e pichar shopping em Cuiabá
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil MT deflagra operação e atinge núcleo de facção criminosa em Rondonópolis
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil prende suspeitos e esclarece furto de canetas emagrecedoras em farmácia de Várzea Grande
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil cumpre 90 mandados para desarticulação de esquema de lavagem de capitais de facção criminosa
-
POLÍCIA3 dias atrásBatalhão Ambiental aplica multa em mais de R$ 129 mil por desmatamento irregular
-
POLÍCIA9 horas atrásPolícia Civil combate membros de facções criminosas rivais responsáveis por homicídios e tráfico


