CUIABÁ

CUIABÁ

Cuidadores de alunos com deficiência participam de ciclo de formação visando ano letivo de 2023

Publicados

CUIABÁ

Os Cuidadores de Alunos com Deficiência (CAD) iniciaram,  na terça-feira (24),  formação continuada visando o Ano Letivo 2023. O objetivo do evento, aberto pela secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, é capacitar e preparar os profissionais de apoio escolar, para as atividades desenvolvidas nas unidades.

O evento está sendo realizado no Auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller, nesta terça e quarta-feira (24 e 25), para os profissionais que atuam nas unidades educacionais localizadas nas regionais Norte e Leste e nos dias 26 e 27 para os profissionais que atuam nas unidades das regionais Sul e Oeste.

Desenvolvido com o intuito de abordar as práticas voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais a formação vai discutir temas como responsabilidades profissional e rotinas escolares, atribuições dos Cuidadores de Alunos com Deficiência, ética no ambiente de trabalho, tipos de deficiências e cuidados indispensáveis, orientações preventivas e primeiros socorros, entre outros.

A secretária adjunta de Educação, Debora Marques Vilar falou sobre a importância da formação continuada dos Cuidadores de Alunos com Deficiência para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. Disse que esse momento é fundamental para que os profissionais possam conhecer a rede onde irão atuar e destacou o  direito da criança à uma educação inclusiva. “A educação inclusiva é uma política que o Município vem fortalecendo visando oferecer um atendimento de excelência na educação básica. Não basta que o estudante com deficiência frequente as aulas, ele precisa se desenvolver de forma integral, em sua autonomia e conhecimento. Em busca desses resultados, a Secretaria, as equipes gestoras das unidades educacionais, professores e cuidadores trabalham juntos, para que nossos estudantes se desenvolvam como parte integrante da sociedade”, destacou a gestora.

Leia Também:  Presidente do Sindicato Rural participa da tribuna livre a convite de Chico 2000

A enfermeira operacional Rosecler Xavier, responsável pela equipe gestora da empresa terceirizada explicou como a formação será realizada. “Como são muitos colaboradores a formação está sendo realizada por Regional para que as Cuidadoras de Alunos com Deficiência possam ter um maior aproveitamento das informações e orientações que estão sendo repassadas”, contou  Rosecler Xavier.

Adriano Pires, gestor administrativo da empresa salientou que ao longo do ano os profissionais são acompanhados nos postos de trabalho para alinhamento da função. “A intenção da formação é promover a capacitação dos profissionais, para que todos tenham  bagagem suficiente para promover o atendimento às crianças com deficiência matriculadas na rede pública municipal de Cuiabá. Existe toda essa preocupação para que as crianças tenham um atendimento humanizado e que possam ao longo desse processo adquirem autonomia “, disse Adriano Pires.

Participaram da abertura da formação o diretor de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Marco Antônio Alves Braga, a coordenadora de Educação Especial, Magna Maria de Barros e Juarez Antônio Viana, gestor Operacional da empresa.

Leia Também:  Advogado deverá ser agraciado com título de cidadão cuiabano

Serviço:

Formação Continuada para Cuidadores de Alunos com Deficiência (CAD)

Data:

 – 24 e 25 para CAD que atendem unidades educacionais das Regionais Norte e Leste

– 26 e 27 para CAD que atendem unidades educacionais das Regionais Oeste e Sul

Hora: das 8h às 12h e das 13h às 17h

Local: Auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival

Publicados

em

Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.

O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.

A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.

Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.

Evento movimenta economia

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.

Leia Também:  Projeto oferece apoio emocional e mental aos profissionais da Saúde

Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.

As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).

Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.

“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA