CUIABÁ
Cuiabá promove capacitação sobre autismo em parceria com o TJMT
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), promoverá no dia 4 de abril o evento “Capacitação e Conscientização em Autismo”. A iniciativa visa ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e fomentar a inclusão social na capital mato-grossense. Incrições no link: https://eventos.tjmt.jus.br/Eventos/PaginaInscricaoEvento/238.
O evento ocorrerá no Cenarium Rural, com início às 8h da manhã e segue até as 18h e tem a expectativa de reunir aproximadamente mil participantes, incluindo pais e mães atípicos, cuidadores de alunos com deficiência, profissionais da educação, saúde e demais interessados na temática.
A programação contará com palestras de especialistas renomados na área do autismo, abordando desde aspectos médicos até direitos legais das pessoas com TEA.
Programação do Evento:
– 8h00: Composição da mesa e apresentação de abertura.
– 8h15: Abertura oficial com o presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira; a presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho; e o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini. Exibição do vídeo institucional “Autismo”.
– 8h30: Apresentação do Hino do Autismo por Elaine (servidora do TJ e mãe de autista) e mães do Projeto Harmonia Diferente, com Artur (autista) no piano e participação de Pescuma.
– 8h50: Palestra “Caminhos do Espectro” com Fátima de Kwant, especialista em TEA.
– 9h35: Palestra sobre Autismo com a psicóloga Jaqueline França.
– 10h40: Painel “Autismo em Foco” com participação de Branca e o Piloto Dime, Hijonan e Washington.
– 11h30: Palestra “Entendendo os Níveis de Suporte no Transtorno do Espectro Autista” com o neurologista infantil Dr. Thiago Gusmão.
– 13h00: Intervalo para almoço.
– 15h30: Coffee Break.
– 16h00: Palestra “Direito das Pessoas com TEA” com a defensora pública Dra. Cleide Regina Ribeiro do Nascimento, atuante na defesa dos direitos da criança e do adolescente.
– 17h30: Sorteio de brindes.
As vagas são limitadas. Para realizar a inscrição e obter mais informações sobre o evento, acesse o site oficial da Prefeitura de Cuiabá ou do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
#PraCegoVer
A imagem mostra o Palácio Alencastro, visto da perspectiva da Praça Alencastro. Em primeiro plano, o chafariz da praça está ligado. Há árvores e o prédio da sede do Executivo no centro da foto, pintado nas cores verde e branco.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival
Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.
O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.
A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.
Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.
Evento movimenta economia
Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.
Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.
As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).
Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.
“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJanaina Riva classifica Osvaldinho Amorim como “diamante a ser lapidado” na política de Leverger
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste reforça combate a incêndio na região das Furnas
-
Primavera do Leste3 dias atrásAmbulatório de Feridas de Primavera do Leste registra 21 atendimentos e cinco altas por cicatrização completa
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste avança na revisão do Plano Diretor com primeira reunião do Núcleo Gestor
-
Sinop2 dias atrásDia da Árvore: cerca de 560 pessoas participam de programação especial no Parque Florestal de Sinop
-
Sinop3 dias atrásParque Florestal de Sinop recebe programação especial neste sábado (19) em comemoração ao Dia da Árvore
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste recebe noite especial de música e cultura com o “Primavera In Concert”
-
Sinop6 dias atrásSinop amplia oferta habitacional com entrega de 796 casas; novo bairro será entregue nesta quarta (16)


