CUIABÁ

CUIABÁ

Cuiabá lança extensa programação durante o mês de junho em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicados

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), dá início, a partir desta segunda-feira (06), a uma extensa programação durante todo o mês de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no domingo (05). 

O desenvolvimento das atividades, contará com o apoio das secretarias de Educação e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, que vão desde ao mapeamento de áreas verdes até o plantio de mudas da espécie cerrado, nas escolas municipais da cidade, com intuito de sensibilizar a opinião pública sobre as políticas de valorização e preservação do meio ambiente, servindo como agente causador principal nas melhorias do microclima, conforto ambiental e qualidade do ar, aspectos que influenciam positivamente na saúde física e mental da população.  

O titular da SMADESS, Renivaldo Nascimento, afirmou que a Pasta promove durante todo ano, de forma ininterrupta, uma série de ações em prol dos ecossistemas e sustentabilidade, entretanto, essa época é vista como uma excelente oportunidade de fomento aos temas, por meio da interação direta com a comunidade, de modo geral. 

“A secretaria realiza muitas tarefas, projetos e iniciativas em Cuiabá, sem pausas. Sabemos que o Dia do Meio Ambiente é todo dia, porém, iremos intensificar nossas ações em junho com toda a participação mais intensa da sociedade, desde adultos à crianças, abrangendo áreas técnicas até às práticas, aproximando o Executivo Municipal dos moradores cada vez mais, levando até eles também. Convidamos a todos para participar conosco”, disse. 

Leia Também:  Mais de 200 pessoas deixaram de comparecer em consultas no Mutirão do Centro de Especialidades Médicas (CEM)

Confira o calendário:

Projeto Horta da Gente/1º Semestre

EMEB Moacyr Grandiano Dorileo – bairro Parque Ohara;EMEB Madre Marta Cerutti – bairro Bela Vista;CEIC Profª Monserat Ismênia de Moraes Borges – bairro Centro Norte;EMEB Profª Francisca Figueiredo de Arruda Martins – bairro Jardim Eldorado;EMEB Maria Eunice Duarte Barros- bairro Santa Izabel;

2º Semestre

EMEB Profª Gracildes Melo Dantas – bairro Altos da Glória;EMEB Dom Bosco do Praeirinho – bairro Praeirinho;EMEB Senador Gastão de Matos Muller – bairro Pedra 90;ECIM Maria Dimpina Lobo Duarte – bairro Chácara dos Pinheiros;EMEBC Nossa Senhora Penha de França – bairro Coxipó do Ouro. 

Projeto Semeando o Futuro (plantio de mudas)/ Horto Florestal

Segunda -feira (06) – EMEB Irmã Maria Beth – às 08h;

Terça-feira (07) – EMEB Eugênia de Melo – às 08h;

Quarta-feira (08) – EMEB Clovis Hugueney – às 08h;

Quinta-feira (09) – EMEB Floriano Bocheneki – às 08h;

Sexta-feira (10) – EMEB 8 de Abril – às 08h;Segunda-feira (13) – EMEB Tereza Benguela – às 08h;

Terça-feira (14) – EMEB Paulo Borges – às 08h;

Quarta-feira (15) – ECIM Maria Dimpina – às 08h;

Segunda-feira (20) – EMEB Senhorinha Alves de Oliveira – às 08h;

Terça-feira (21) – EMEB Firmo José Rodrigues – às 08h.

Projeto Semeando o Futuro/Escolas Municipais

Leia Também:  Cuiabá 303 anos: Real Parque, Jardim Paulicéia e Parque Cuiabá já foram contemplados com asfalto e creche

Segunda-feira (06) – EMEB Irmã Maria Beth – às 08h;

Terça-feira (07) – EMEB Eugênia de Melo – às 08h;

Quarta-feira (08) – EMEB Clóvis Hugueney – às 08h;

Quinta-feira (09) – EMEB Floriano Bocheneki – às 08h;

Sexta-feira (10) – EMEB 8 de Abril – às 08h;

Segunda-feira (13) – EMEB Tereza de Benguela – às 08h;

Terça-feira (14) – EMEB Paulo Borges – às 08h;

Quarta-feira (15) – ECIM Maria Dimpina – às 08h;

Segunda-feira (20) – EMEB Senhorinha Alves de Oliveira – às 08h;

Terça-feira (21) – EMEB Firmo José Rodrigues – às 08h.

Importante destacar que os projetos educacionais propõem estruturas modular de acordo com área útil de cada unidade de ensino. 

Plantio de árvores

Rodovia Helder Cândia – 200 mudas;

Bairro Dom Aquino – 200 mudas;

Bairro Ribeirão da Ponte – 200 mudas. 

Mapeamento de áreas verdes

Cercamento e identificação das áreas públicas, quando não houver um destino para benfeitoria, como por exemplo, construção de praças, parques e demais. O projeto piloto será desenvolvido primeiramente na Região Leste, e posteriormente em todas as outras da capital. Ao 52 bairros serão contemplados, Novo Horizonte, Bela Vista, Canjica, Pico do Amor, Campo Velho, Recanto do Salvador, Areão, são alguns deles. Os trabalhos encontram-se atualmente no bairro Santa Cruz II. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Primeiro dia de mutirão atende 150 pontos com manutenção da iluminação pública e reposição de cabos furtados

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA