CUIABÁ
Cuiabá fecha o cerco contra descarte irregular de lixo e aplica mais de R$ 29 mil em multas em “bota-foras”
CUIABÁ
A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) encerrou o mês de março com 20 multas aplicadas em empresas que atuam na Capital com o serviço de transporte de resíduos de construção civil e resíduos volumosos. O número é resultado das ações contínuas de fiscalização do descarte de materiais recolhidos pelos chamados “bota-fora”.
Conforme o relatório produzido pela Diretoria de Resíduos Sólidos, 11 empresas foram penalizadas por serem flagradas descartando materiais de forma irregular, totalizando mais de R$ 29 mil em multas. Os processos são lançados no sistema da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP), que define os valores conforme o grau de classificação das infrações.
“As empresas que trabalham com esse tipo de atividade devem dar a destinação correta aos materiais. Infelizmente, algumas, não querendo pagar por isso, acabam adotando o descarte irregular como alternativa. Uma ação extremamente danosa ao meio ambiente e à saúde pública, que vamos continuar combatendo”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
As operações são realizadas periodicamente e de forma integrada entre a Limpurb, SORP e Polícia Militar (PM) em diversos pontos mapeados pelo Município como rotas de despejo ilegal. Além das multas, nas abordagens são feitas também orientação/notificação dos motoristas e apreensão dos veículos, de acordo com a dimensão da infração.
Entre as localidades alcançadas pelo trabalho de fiscalização estão bairros como Parque Atalaia, Boa Esperança, Recanto dos Pássaros, Vista Alegre, Tijucal, Pedra 90, Jardim Imperial, Jardim Buriti, Três Barras, entre outros. Nestas regiões, a Limpurb executa constantemente ações de limpeza de bolsões de lixo.
A população cuiabana também pode ajudar a Limpurb a combater esse tipo de irregularidade. Para isso, a empresa pública disponibiliza o Disque Denúncia, possibilitando que, por meio do WhatsApp (65) 99331-7826, o cidadão possa acionar a equipe de fiscalização volante. O atendimento virtual é feito de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura intensifica fiscalização de ambulantes e trailers irregulares em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta quinta-feira (23) mais uma etapa do programa “Ambulantes em Ordem”, com ações de orientação aos comerciantes da Rua 13 de Junho, na região central. O objetivo é manter as calçadas desobstruídas e garantir a circulação de pedestres.
Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a partir desta sexta-feira (24), ambulantes que descumprirem as determinações poderão ter mercadorias apreendidas e sofrer outras sanções administrativas.
A fiscalização também inclui a interdição de trailers irregulares na Avenida dos Trabalhadores, próximos aos bairros Residencial São Carlos e Santa Inês. De acordo com a Prefeitura, os proprietários já haviam sido notificados, e parte das estruturas estava abandonada ou sem funcionamento.
A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, afirmou que a prioridade é o diálogo, mas destacou que a legislação será cumprida para garantir o ordenamento urbano e a utilização adequada dos espaços públicos.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásSamir Katumata ganha força nos bastidores como possível vice de Wellington Fagundes
-
POLÍTICA MT6 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um leva internet e energia solar às escolas ribeirinhas
-
MATO GROSSO4 dias atrásCaminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta defende campanhas contra bets e quer debate sobre apostas nas escolas
-
POLÍTICA MT6 dias atrásProjeto quer proibir anúncios de serviços sexuais em espaços públicos e meios de comunicação
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeita aciona Justiça para obrigar Câmara a votar projetos em sessão extraordinária
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPresidente da Câmara diz que alertou sobre crise financeira antes de decreto de calamidade
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos define chapas e alianças em Convenção Estadual na terça (4)


