CUIABÁ
Conselheiros participam de encontro para construção do Planejamento Estratégico
CUIABÁ
Conselheiros Municipais de Educação (CME), de Alimentação Escolar (CMAE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), participaram na manhã da ultima terça-feira (3), no Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, do primeiro encontro de trabalho visando a construção do Plano Estratégico dessas instituições. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento, que atua como facilitadora dos trabalhos. Os três Conselhos são os primeiros do Município a criarem seus Planos Estratégicos.
A diretora de Planejamento, Silvina Anjos explicou que a Prefeitura de Cuiabá segue na consolidação Planejamento Estratégico – Agenda Cuiabá 2030, envolvendo todos os órgãos que compõe o poder público municipal com o objetivo de contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos. Aos participantes do encontro, a gestora falou sobre a Agenda Cuiabá 2030, um compromisso assumido pela Prefeitura que atende os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 169 metas e os 10 princípios do Pacto Global da ONU, estabelecendo estratégias de planejamento nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.
“A Secretaria de Planejamento tem uma metodologia que visa facilitar a elaboração do Planejamento Estratégico. Os Conselhos Municipais viram essa necessidade quando conheceram o Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Educação. Com a organização das suas rotinas e definição de metas, os Conselhos vão atender melhor o controle social, de forma mais eficiente, e consequentemente, atender melhor as demandas da população”, destacou a diretora de Planejamento, Silvina Anjos.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, Andrea Santos falou da importância da ação. “Esse é um trabalho da máxima importância, no sentido de termos clareza dos processos e do mapeamento do serviço a ser entregue para a população, visando uma Educação de qualidade. Com um planejamento eficiente teremos um controle social eficiente em todas as questões que envolvem a Educação, financiamento, a questão da alimentação, do pedagógico, buscando qualidade e excelência para a Educação”, disse a presidente do Conselho Municipal de Educação, Andrea Santos.
Este foi o primeiro encontro de mais cinco programadas envolvendo os Conselhos Municipais de Educação, Alimentação Escolar e FUNDEB. Nesse primeiro encontro os participantes debateram sobre formulação estratégica – identidade organizacional, negocio, visão, visão de futuro e valores.
CUIABÁ
Dia de Cidadania reúne serviços gratuitos e facilita o acesso da população a direitos em Cuiabá
Quem precisa emitir documentos, regularizar pendências ou obter orientações sobre serviços públicos tem até esta sexta-feira (16.10) para aproveitar o Dia de Cidadania – Setasc 2026. Promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), a iniciativa oferece atendimentos gratuitos à população e aos servidores públicos, das 8h às 15h, na sede da Secretaria, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
A ação reúne órgãos públicos e instituições parceiras em um só lugar, facilitando o acesso a serviços essenciais e evitando que as pessoas precisem se deslocar para diferentes locais para resolver suas demandas.
Entre os serviços disponíveis estão a emissão de documentos, a regularização de CPF, o atendimento jurídico, as orientações sobre direitos do consumidor, as consultas de débitos de veículos e tributos, a renegociação de dívidas, os serviços bancários e as informações sobre programas habitacionais.
Participam da iniciativa o Ganha Tempo, a Receita Federal, o Procon Estadual, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Sicoob, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), a Secretaria Municipal de Fazenda, o Detran-MT, a MT Participações e Projetos (MT Par), a Águas Cuiabá, a Energisa e a PAX Nacional Prever.
A facilidade de acesso aos serviços e a presença de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) foram diferenciais para a auxiliar de secretaria Lanny Chaves, de 28 anos, moradora de Várzea Grande. Ela soube da ação por meio da Central de Interpretação de Libras (CIL), gerenciado pela Setasc e também encontrou informações sobre o evento no Instagram.

Atendimento a comunidade surda com acompanhamento da CIL. Foto João Reis
Lanny aproveitou a oportunidade para buscar diferentes atendimentos, incluindo a consulta de CPF, a emissão de uma nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e a solicitação de segunda via de certidão de nascimento. Para ela, reunir os serviços em um único espaço tornou a experiência mais prática e acessível.
“Fiquei sabendo da ação pela Central de Interpretação de Libras e também vi as informações no Instagram. Vim para consultar meu CPF, fazer um novo RG e solicitar minha certidão de nascimento. Gostei muito do atendimento, foi fácil encontrar o local e, com a presença do intérprete, consegui realizar todos os atendimentos que precisava. Essa ação é muito importante. Agradeço pelo atendimento e pela acessibilidade”, destacou.
A experiência reforça a importância de iniciativas que aproximam os serviços públicos da população e consideram as diferentes necessidades dos cidadãos, promovendo autonomia e ampliando o acesso aos direitos.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destaca a importância de reunir diferentes instituições para facilitar o acesso da população aos serviços e convida os cidadãos a aproveitarem a programação.
“Nosso objetivo é aproximar os serviços públicos das pessoas, oferecendo mais praticidade e facilitando o acesso a atendimentos importantes para o dia a dia. Reunimos diversos órgãos e instituições parceiras para que a população possa buscar orientações, resolver pendências e conhecer os serviços disponíveis em um só lugar. Convidamos todos que circulam pelo Centro Político Administrativo a aproveitar essa oportunidade e participar do Dia de Cidadania”, ressalta o secretário.
A iniciativa integra o compromisso da Setasc de promover o acesso à cidadania por meio da articulação entre órgãos públicos e instituições parceiras, aproximando os serviços de quem precisa deles.
-
CURIOSIDADES6 dias atrásNoPing explica como testar a conexão no WoW: Forever
-
ECONOMIA6 dias atrásExpansão do consórcio exige mais educação no setor
-
ECONOMIA6 dias atrásPitney Bowes Brasil e Clique Retire oficializam parceria
-
CURIOSIDADES6 dias atrásFundación Reintegra Vence o F1® Allwyn Global Community Award no México por Transformar a Reintegração Social dos Jovens
-
CURIOSIDADES6 dias atrásEstâncias paulistas preservam marcos da história do Brasil
-
POLÍCIA6 dias atrásDois faccionados são presos em flagrante pela Polícia Militar por tráfico de drogas
-
POLÍCIA6 dias atrásPM prende homem suspeito de agredir ex-mulher e esfaquear outro homem
-
ECONOMIA6 dias atrásCipriano Ayala leva pauta do terceiro setor ao Paraguai


