CUIABÁ

CUIABÁ

Comunidade acadêmica participa de audiência pública sobre passe livre

Publicados

CUIABÁ

27/11/2023
Comunidade acadêmica participa de audiência pública sobre passe livre
Estudantes, professores e comunidade acadêmica, do ensino médio e ensino superior, participaram na última sexta-feira (24.11) de uma audiência pública convocada pelo vereador Robinson Cireia (PT), visando debater o passe livre estudantil irrestrito.
As lideranças estudantis criticam as limitações impostas ao passe livre, que acabam restringindo a participação dos estudantes em atividades pedagógicas no contra turno escolar ou em atividades extracurriculares, bem como impedindo o acesso à cultura e ao lazer.
Segundo os estudantes presentes, a lei do passe livre de 2001 não contempla mais as novas dinâmicas da vida estudantil. Muitos alunos passam o dia todo nas escolas e universidades, ou participam de atividades e grupos de pesquisa.
Cireia abriu a audiência resgatando o histórico de lutas pelo passe livre, desde os anos 2000, e reforçou seu compromisso com os estudantes. “O direito à cultura e ao lazer também não é contemplado pelo passe livre. Outra reclamação recorrente são os transtornos enfrentados na hora de validar o cartão, causando atrasos e constrangimentos pela manutenção precária dos equipamentos disponibilizados pela concessionária, pontuou o vereador.
Para o estudante de ciências sociais da UFMT, coordenador do DCE e da UEE, João Vitor, a audiência é uma oportunidade de avançar com essa pauta dentro do parlamento municipal. “Hoje em dia, a gente não é só estudante quando tá dentro de sala de aula, nós somos estudantes sete dias por semana, 24 horas por dia, nós fazemos pesquisa, extensão, e para, além disso, temos direito aos espaços de cultura e de lazer na cidade”, explica João.
Os presentes defenderam o passe livre irrestrito, isto é, sem limitações de horários ou dias da semana, e também reivindicam o passe livre intermunicipal, que atualmente não existe de forma gratuita. A candidata à reitora da UFMT e diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Profª. Drª. Marluce Souza Silva endossou as reivindicações. Diretores da Associação Mato-grossense de Transportes Urbanos estiveram presentes, mas não responderam aos questionamentos.
Participaram da audiência pública estudantes de diversas escolas e universidade e organizações e movimentos estudantis, como União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEE), Associação Municipal dos Estudantes (AME), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), além de representantes do Diretório Central de Estudantes da UFMT (DCE), grêmios estudantis, centros acadêmicos.
Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secretária de Saúde debate ações na 1ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro lança obra do novo Mercado Municipal Miguel Sutil

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA