CUIABÁ

CUIABÁ

Comissão de Cultura e Patrimônio recebe o Plano Municipal e prepara audiência

Publicados

CUIABÁ

26/01/2024
Comissão de Cultura e Patrimônio recebe o Plano Municipal e prepara audiência
Durante a primeira reunião extraordinária da Comissão de Cultura e Patrimônio da Câmara de Cuiabá, realizada nesta terça-feira (23), a presidente, vereadora Edna Sampaio, junto aos membros titulares, os vereadores Mario Nadaf e Fellipe Correa, discutiram com&nbsp representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Gomes e consultora externa Bruna Barbosa e, ainda,&nbsp representantes do escritório do Ministério de Cultura em Cuiabá, Lígia Vianna e o Sandro Lucose, a agenda de discussão do plano para sua aprovação pelo Legislativo.&nbsp
O plano se trata de um instrumento de planejamento da politica municipal de cultura, e condicionado a ele está o repasse de recursos federais do Ministério da Cultura (MinC) para o desenvolvimento dessas políticas, bem como serve para organizar a cultura nas suas diferentes manifestações artísticas, cujas ações coordenadas são da competência do sistema de cultura Municipal: Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Município, Fundo da Cultura e Conselho Municipal de Cultura.&nbsp
“É por meio do plano, que o município garantirá a organização das políticas de cultura e o seu financiamento”, explicou a vereadora.&nbsp
Ficou acertada a realização de audiência pública no dia 20 de fevereiro próximo para debater o plano ampliando espaço de diálogo e participação da sociedade civil e, posteriormente encaminhá-lo à votação.&nbsp Embora a proposta já tenha sido discutida sob a condução do Executivo, caberá à comissão realizar a audiência para uma nova rodada de discussão e propostas que serão encaminhadas como emendas da Comissão de Cultura para apreciação e aprovação do Plenário da Câmara.&nbsp
Para tal propósito foi disponibilizado aqui o documento para o público ter acesso prévio.
“Certamente, irá qualificar o debate. Baixe o documento, leia, discuta com seu grupo, comunidade, bairro, traga suas contribuições para a Audiência Pública do Plano Municipal de Cultural. Este é um momento histórico para nossa capital e uma vitória da luta do setor cultural.” incentivou, Edna Sampaio.
Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Maysa Leão solicita a disponibilização do cartão de estacionamento para pessoas com deficiência em Cuiabá
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Reunião entre PGM e MP pauta transparência e legalidade em Cuiabá

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA