CUIABÁ

CUIABÁ

Catadores do antigo aterro sanitário começam a receber segunda parcela de auxílio financeiro

Publicados

CUIABÁ

Os catadores de materiais recicláveis que atuavam no antigo aterro sanitário municipal começam a receber, nesta segunda-feira (8), a segunda parcela do Renda Solidária III – Cuidando da Gente. O programa foi criado pela gestão Emanuel Pinheiro e oferta o auxílio financeiro de um salário mínimo, por 24 meses, a 254 trabalhadores.

De acordo com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), os valores foram depositados na sexta-feira (5) e ficam disponíveis para o saque dos beneficiários a partir desta segunda. Conforme o planejamento da empresa pública, os pagamentos devem ocorrer sempre no quinto dia útil de cada mês.

O benefício é regulamentado pela Lei nº 6.912/2023, criada pelo próprio Poder Executivo e aprovada pela Câmara Municipal. A implantação do programa se fez necessária por conta da desativação definitiva do antigo aterro, realizada em março, impactando diretamente nos ganhos dos catadores de recicláveis.

“O prefeito Emanuel Pinheiro está cumprindo novamente o compromisso assumido com os trabalhadores. Foi dele a determinação de que no planejamento de desativação do aterro também fossem inseridas soluções para atender a demanda dos catadores de recicláveis, que são verdadeiros agentes ambientais”, comenta o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

Leia Também:  Prefeitura inicia construção da rede de drenagem na 1ª etapa do Residencial Coxipó

A permanência dos profissionais no programa está condicionada ao cumprimento, de forma impreterível, de medidas como: estar cadastrado em um dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e manter atualizado o Cadastro Único (CadÚnico), para participação em programas do Governo Federal.

Somado a isso, ao menos um integrante da composição familiar do beneficiário deve participar dos cursos do Qualifica Cuiabá, idealizado pela primeira-dama Marcia Pinheiro. Em caso de menor de idade, ele deve ser inserido em outras ações, por exemplo: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Programa Siminina, Programa Criança Feliz, dentre outras.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  TCE validou Empresa Cuiabana de Saúde Pública contratar serviços de ortopedia, cardiovascular e gerenciamento de UTI da Ala Coronariana

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA