CUIABÁ
Carreta de 15 metros irá percorrer dez bairros levando o espírito natalino à população cuiabana; Lançamento será dia 10
CUIABÁ
Está tudo sendo especialmente preparado para a Edição do ‘Natal da Gente 2023’. Com 15 metros de comprimento, toda decorada, iluminação, chuva de neve, presépio e muito mais. O evento está sendo realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
Com uma carreta imponente, estendendo-se por 15 metros, decorações, iluminação encantadora, chuva de neve e um presépio cativante, a atmosfera natalina está prestes a envolver os corações da comunidade cuiabana. E quando falamos em Natal, é claro que não pode faltar o personagem principal. A figura emblemática do bom velhinho, o Papai Noel, trará a esperança e alegria que caracterizam a temporada natalina.
A carreta irá percorrer dez bairros, prometendo espalhar a magia festiva por todos os cantos da capital cuiabana, com muita alegria, entretenimento e cultura a todos os moradores.
Os detalhes que estão sendo bem planejados demonstram o cuidado da gestão Emanuel Pinheiro em levar dignidade e felicidade àqueles que, de outra forma, não teriam a oportunidade de participar das celebrações no centro da cidade. “Cada elemento está sendo cuidadosamente pensado para criar uma experiência única, guiada pelos princípios de excelência, equidade e humanidade. Será uma grande festa natalina”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.
O lançamento oficial, agendado para domingo (10) no Parque das Águas, promete ser um evento inesquecível. A abertura contará com a participação talentosa do coral do Programa Siminina, junto a diversas atrações artísticas e culturais, culminando com a emocionante “Cantata de Natal” apresentada pelo Coral da UFMT, prometendo emocionar a todos e encerrar a noite festiva às 22h.
A criançada poderá ter acesso ao interior da carreta para fazerem os pedidos e realizarem os sonhos de verem de perto o Papai Noel. A estrutura contará com acessibilidade para pessoas com dificuldade de mobilidade. “À medida que a carreta percorre os bairros, a alegria se espalha, permitindo que a criançada realize seus pedidos ao Papai Noel e testemunhe de perto a magia do Natal. A acessibilidade para pessoas com dificuldade de mobilidade demonstra o comprometimento em incluir todos na festividade”, acrescentou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite.
A região Sul será a primeira contemplada com programação na segunda-feira (11), na Praça Cultura do Pedra 90. No dia 12 (terça-feira), a Avenida Espigão/Tijucal será iluminada com as luzes do Natal da Gente 2023.
Em seguida, será a vez dos moradores da região Oeste. A Praça Cultural do Parque Cuiabá será o cenário mágico no dia 13, seguida pelo Campo do Areão/Santa Isabel no dia 14 de dezembro. A programação terá início sempre às 19h até as 22h.
No bairro do Distrito do Coxipó, região Norte da capital, a carreta estará no local para fazer a alegria dos moradores com muita música, alegria e diversão.
Entre os dias 16 e 17, as festividades ocorrerão no campo de futebol do bairro Jardim União e no campo de futebol do bairro Três Barras.
Os moradores do CPA I também irão receber a visita do Papai Noel. O local escolhido foi a praça próxima ao Terminal, no dia 18 de dezembro. Lembrando que a programação começa às 19h. Na terça-feira (19), a carreta estará no bairro Campo Velho.
E para encerrar com chave de ouro, no dia 20 (quarta-feira), a ação do Natal da Gente 2023 será no Parque Tia Nair.
A edição do ‘Natal da Gente 2023’ promete levar a magia das festividades natalinas aos diversos bairros da capital, especialmente aqueles mais distantes do centro, proporcionando entretenimento e cultura para toda a população.
Todas as ações serão feitas por meio de parceria com as concessionárias Águas Cuiabá, Energisa Mato Grosso e lojas O Boticário.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA4 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA11 horas atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis


