CUIABÁ
Campanha Vacina Cuiabá atende no sábado até às 16h30; no período de carnaval atividades serão interrompidas
CUIABÁ
A campanha “Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar” terá uma pequena pausa na próxima semana. Com a manutenção dos pontos facultativos na segunda-feira (28) e terça-feira (1º de março) e na quarta-feira (2) durante o período matutino, a coordenação da campanha decidiu manter os polos de vacinação fechados durante este período, retornando às atividades na quarta-feira, a partir das 13h. Oportuno esclarecer que no sábado (26), os polos UNIC e a UFMT abrirão normalmente, das 8h às 16h30.
A coordenadora da campanha, Valéria de Oliveira, explica os motivos da interrupção temporária da vacinação. “A diretoria da UNIC nos informou que a universidade estará fechada nestas datas e, como a procura pela vacina está baixa neste momento, decidimos fechar também o polo da UFMT durante os dias de ponto facultativo. Será também um momento em que as nossas equipes poderão descansar, pois estão trabalhando de segunda a sábado, inclusive durante os feriados desde o começo da campanha, há mais de um ano”, comentou Valéria.
Ela alerta as pessoas que estão agendadas para tomar a segunda dose nesses dias, ou as que precisam tomar a dose de reforço ou a quarta dose, podem procurar as unidades a partir de quarta-feira, 13h. “Todas as unidades de saúde estarão fechadas neste período também, então só termos locais abertos para vacinação na quarta à tarde”, ressalta.
Segunda dose de Coronavac para crianças
A Coronavac começou a ser aplicada em crianças de 5 a 11 anos em Cuiabá a partir do dia 1º de fevereiro. Como o intervalo é de 28 dias, as crianças que receberam a vacina no dia 1º estão aprazadas para o dia 28 de fevereiro. “Para estas crianças, e para aquelas que estão aprazadas para o dia 1º de março, a orientação é que compareçam no dia 2 de março à tarde em qualquer local de vacinação infantil”, disse a coordenadora.
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
Rondonópolis6 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO12 horas atrásAna Paula Renault se emociona ao saber da morte do pai e revela ter ouvido a mãe
-
CULTURA2 dias atrásCacique indígena usa literatura para exaltar povos originários
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásGrazi Massafera exibe abdômen trincado em treino antes de gravação de novela: ‘Pago!’
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásEm clima de romance, Nattan dança com Rafa Kalimann e declara: ‘A pessoa certa’
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásRafa Kalimann cria cápsula do tempo para a filha em comemoração do Dia das Mães


