CUIABÁ
Caminhada ‘Cuiabá contra o Feminicídio’ acontece nesta sexta-feira (1º) e primeira-dama reforça o engajamento da população
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, em conjunto com o Núcleo de Apoio à Primeira-dama convida população para a caminhada ‘Cuiabá contra o Feminicídio, que ocorrerá nesta sexta-feira (1º). A concentração está marcada na Praça Alencastro, a partir das 15h30, região central da capital. A iniciativa visa conscientizar a sociedade sobre a importância de combater a violência doméstica, que apresenta números alarmantes no estado de Mato Grosso.
“Quero fazer um convite especial a toda população cuiabana, para que juntos, nesta sexta-feira (1º), caminharmos em prol do combate à violência doméstica e o feminicídio. Se possível, escolham uma peça branca, em sinal de paz e união por uma mesma causa”, disse a primeira-dama, Márcia Pinheiro.
O percurso da caminhada terá aproximadamente 1,3 quilômetros e terá início na Praça Alencastro, localizada em frente à Prefeitura de Cuiabá. O trajeto seguirá a rota: Praça Alencastro (ponto de concentração) – rua Treze de Junho – Praça Ipiranga – Praça Bispo – Av. Getúlio Vargas – Praça Alencastro.
Márcia Pinheiro, primeira-dama de Cuiabá, destacou que a iniciativa tem como propósito fortalecer ações coletivas para enfrentar o problema do feminicídio. Ela ressaltou que, somente no estado, foram registrados 19 casos de feminicídio, sendo quatro deles na cidade de Cuiabá. “É inaceitável aceitar que essa situação continue. É necessário nos unirmos para encorajar as mulheres a denunciarem casos de violência e a não permitirem mais a continuidade desse ciclo”, declarou.
A ação conta com a colaboração de diversas entidades e instituições, como a União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Clube de Mães, Conselho da Mulher, Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, Poder Judiciário e sociedade civil organizada.
Essa iniciativa busca sensibilizar a população e chamar a atenção para a necessidade de combater a violência contra as mulheres, em especial o feminicídio, promovendo a conscientização e a mobilização da sociedade como um todo.
SERVIÇO:
Assunto: Caminhada – Cuiabá Contra o Feminicídio
Local: Praça Alecasntro (Concentração)
Horário: 15h30
Data: 1 de setembro, sexta-feira
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
ESPORTES7 dias atrásLula sanciona lei da Copa do Mundo Feminina e reconhece pioneiras
-
POLÍCIA3 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES6 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno


