CUIABÁ
Câmara realiza sessão solene em homenagem a professora
CUIABÁ
Na última audiência pública antes do recesso de julho, a Câmara de Cuiabá homenageou na segunda-feira (17) a professora Amélia de Arruda Lobo, que foi conhecida como professora Amelinha, e faleceu em 1977, aos 78 anos. A homenagem partiu do vereador Rodrigo de Arruda e Sá (Cidadania).
 
O presidente da Câmara, vereador Chico 2000 (PL), a desembargadora Serly Marcondes Alves, procurador do estado Ubiratan Alves, engenheiro da Petrobras Ubirajara Alves, reverendo Nelson de Barros e Amélia Machado Lobo, sobrinha da homenageada, compuseram a Mesa de Honra.
 
O vereador Rodrigo de Arruda e Sá pediu ao presidente Chico 2000 para a Câmara reverter a injustiça que foi a mudança do nome na escola municipal no bairro Planalto, que levava o nome da professora Amelinha, mas que agora tem outra denominação. Ambos devem conversar sobre o tema com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. 
 
De imediato, Chico 2000 garantiu que providências fossem tomadas para reverter à situação.
 
“Eu já encaminhei mensagem ao secretário de apoio legislativo determinando a ele que amanhã traga este processo injusto e covarde para que possamos revertê-lo. Tenho certeza que será revertido pelo amor ou pela dor”, garantiu o presidente.
 
Professora Amelinha
 
A homenageada Amélia Constança de Arruda Lobo nasceu em 19 de setembro de 1898, em Cuiabá. Filha de Francisco Arruda Lobo e Amélia Inocência de Oliveira. Casou-se com Alencastro Maria Alves em 24 de novembro de 1923, passando a assinar Amélia de Arruda Alves. Eles tiveram 8 filhos.
 
Foi professora primária de 1916 até depois de 1920 professora de Didática, História da Educação e Geografia do Brasil na Escola Normal Pedro Celestino, e professora de Geografia no Colégio Estadual de Mato Grosso, cargo em que se aposentou no ano de 1961. Dimensionando, assim, vasta atividade educacional à nossa nação.
 
Publicou quatro livros didáticos, escreveu também para os jornais O Mato Grosso, O Social Democrata, e para a revista A Violeta. Nessa revista publicou textos curtos em prosa literária, de teor romântico, além de artigos jornalísticos de assuntos diversos, contribuindo, assim, à dimensão da informação no Estado.
 
Em A Violeta além do nome real assinou sua produção como Solange, Aurora, Dolores, A. Lobo, Amelinha, e Amelinha Lobo.
 
A professora Amelinha Lobo ganhou o Concurso Literário com a Obra sobre a Geografia do Estado de Mato Grosso. Ela faleceu em 10 de fevereiro de 1977, em sua cidade natal, com 78 anos.
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá 
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai


