CUIABÁ

CUIABÁ

Avanços em saneamento básico colocam Cuiabá entre as capitais com maior cobertura de água e esgoto

Publicados

CUIABÁ

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, durante ato de apresentação do cronograma de desativação do atual Aterro Sanitário de Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (16), citou investimentos feitos pela gestão Emanuel Pinheiro na área do saneamento básico. Em 2024, Cuiabá estará entre as 20 cidades brasileiras com maior cobertura de água e esgoto.

“Cuiabá era uma cidade do Centro Oeste considerada como uma periferia dos grandes centros. Graças a esses investimentos, o cenário agora é diferente. Com mais esse avanço, a gente começa a ter uma política justa, adequada e sustentável. Graças à coragem do nosso prefeito, estamos mudando uma situação inadequada desde 2002, quando foi assinado o último Termo de Ajustamento de Conduta para continuidade na prestação dos serviços de coleta e reciclagem”, disse Stopa.

“Cada real investido em saneamento básico, é como se estivéssemos investindo em saúde, pois com isso diminuem as demandas na rede. Há trinta anos estamos depositando resíduos de forma incorreta, muito lixo e degradação ambiental”, pontuou Stopa.

Leia Também:  Prefeito libera vacinação para todas as crianças de 5 a 11 anos em Cuiabá

O diretor da Empresa Cuiabana e Zeladoria e Serviços Urbanos – Limpurb, Junior Leite, também fez questão de ressaltar a coragem e o dinamismo da atual administração em desativar o antigo aterro e dar um salto de qualidade no saneamento básico da capital. “Tenho o orgulho e o privilégio de fazer parte desse momento tão importante para Cuiabá. Tenho certeza que, assim como o senhor fez com o transporte público, na saúde, na educação, o senhor está dando mais uma virada de página da rede de água e esgoto. Daqui dois anos, em 2024, final do segundo mandato frente à Prefeitura de Cuiabá, o senhor vai deixar uma cidade muito melhor para se viver. O dia de hoje ficará na história na transformação e desenvolvimento de Cuiabá. Será o prefeito que cuidou e melhorou as condições de vida e de trabalho dos catadores de recicláveis”, destacou Júnior Leite.

Na oportunidade, Stopa destacou a elevação da cobertura à população que tem direito ao benefício da tarifa social. Editado por meio de decreto, 8.250 famílias em situação de vulnerabilidade social pagam uma taxa reduzida do fornecimento de água através da Tarifa Social.

Leia Também:  Prazo para preenchimento do questionário sobre o Plano Diretor Municipal de Arborização vai até o dia 30 de setembro

“Por ser uma gestão humana, pautada na oferta de serviços de qualidade e excelência aos mais carentes, essas famílias estão asseguradas e contam com redução na tarifa de água e esgoto de 50%. Isso representa e demonstra o cuidado que o prefeito Emanuel Pinheiro tem com essa população, que depende do poder público”, finalizou o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  Chico 2000 recebe visita de Presidente da ALMT nesta sexta, 07

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA