CUIABÁ

CUIABÁ

Audiência Pública vai debater regulamentação da Podologia em Cuiabá

Publicados

CUIABÁ

24/08/2023
Audiência Pública vai debater regulamentação da Podologia em Cuiabá

O vereador da saúde, Dr. Luiz Fernando (Republicanos), realiza nesta sexta-feira (25), a partir das 9h, uma Audiência Pública para debater o Projeto de Lei nº 618/2022, que tem o objetivo de regulamentar o exercício da profissão de Podólogo. Como médico, o parlamentar defende que a Podologia é importante não apenas nas equipes multiprofissionais de atendimento à pessoa com diabetes – que se não receberem cuidados necessários nas feridas e machucados, correm risco de serem amputados -, mas também para dar suporte técnico aos profissionais de saúde.

“A regulamentação, significa o reconhecimento e a valorização da profissão dentro da sociedade. Me sinto honrado em estar participando da luta desta categoria em Cuiabá. Podólogos são essenciais na saúde e bem-estar das pessoas e merecem todo o nosso reconhecimento e respeito”, pondera o parlamentar. Luiz Fernando acrescenta que a regulamentação define legalmente o exercício da função, bem como os requisitos, as competências e as habilidades que o profissional deve ter para exercer a atividade.

Leia Também:  Câmara abre inscrições para segunda edição da feira Mãos Cuiabanas: veja como participar

“Além de tratar da jornada de trabalho, das atribuições, área de atuação, formação exigida e outras definições profissionais”, explicou.

Embora ainda seja muito confundida com o trabalho de pedicures, atuantes na aparência, embelezamento e higienização dos pés, a Podologia permite ao profissional da área, o conhecimento, técnica e instrumentos necessários para atender a situações mais graves, como unha encravada, infecções, doenças de pele, rachaduras, e outros tipos de problemas.

Assim, para exercer a profissão, o Podólogo deve, naturalmente, se qualificar tecnicamente para cumprir com seus atendimentos e diagnosticar, prevenir, investigar, estudar e tratar as patologias dos pés, além de aconselhar os pacientes sobre cuidados necessários, como o tipo de calçado a ser usado, a forma correta de cortar as unhas e os cremes, pomadas e medicamentos adequados ao que a pessoa precisa.

Já são mais de 50 mil Podólogos no Brasil e quase 3000 mil profissionais no Estado de Mato Grosso, que aguardam ansiosamente pela regulamentação da profissão. A nona edição do Atlas de Diabetes, produzido pela Federação Internacional de Diabetes, em 2019, mapeou as dimensões da doença em 138 países e mostrou que houve crescimento da sua incidência. No Brasil a população com diabetes aumentou em 31%. Hoje em dia, aproximadamente 24% dos gastos com Saúde Pública no nosso País são relacionados à enfermidade.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro lamenta a morte de ex-servidora da Secretaria Municipal de Gestão

“É uma profissão que salva vidas. Estamos juntos nesta luta e também pela inclusão da Podologia na Rede Pública de Saúde”, reforçou Luiz Fernando. O vereador ainda vai entregar uma Moção de Aplausos a Armando Bega em reconhecimento a sua grande e extensa luta para a regulamentação da Podologia no Brasil.

Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival

Publicados

em

Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.

O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.

A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.

Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.

Evento movimenta economia

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.

Leia Também:  Câmara abre inscrições para segunda edição da feira Mãos Cuiabanas: veja como participar

Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.

As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).

Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.

“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA