CUIABÁ

CUIABÁ

Artesã encontra cura através do trabalho e relata luta contra o câncer

Publicados

CUIABÁ

18/05/2023

Nesta quarta-feira (18), a Câmara Municipal de Cuiabá realizou mais uma edição da Feira do Legislativo, e desta vez recebeu além dos expositores histórias marcantes de superação por meio do artesanato. Os servidores da Casa tiveram a chance de conhecer diversos trabalhos que foram do artesanato a culinária regional.

Uma das personagens especiais desta Feira foi a artesã Rosinete Ana de Arruda Mendes, que encontrou por meio de seu trabalho uma maneira de curar o impacto causado pelo câncer que a acometeu. A artista relata que a descoberta da doença mexeu muito com ela de forma direta.

“Há seis anos eu descobri o meu câncer de rim então eu fiquei meio perdida, porque eu tive esse afastamento do trabalho e aí eu ficava só deitada. Então veio a ideia de trabalhar com artesanato e o que eu tinha em casa eram alguns pneus jogados no quintal aí eu decidi fazer algo com eles”, relata Rosinete sobre seu primeiro contato com a arte.&nbsp

Leia Também:  Defesa Civil vistoria áreas alagadas por chuva intensa em Cuiabá

As palavras da artesã contam uma história de superação, ela relata ainda que decidiu definitivamente se dedicar ao trabalho após a sua cirurgia e que a rotina do artesanato a transbordava, fazendo até com que sua dor desaparecesse naqueles momentos.

“Eu sinto que eu tinha o poder de controlar a dor através do artesanato. Eu dormia pensando naquilo, eu sonhava e quando acordava eu anotava as ideias, e no outro dia eu tentava botar em prática”, declara.

Rosinete finaliza seu forte depoimento dizendo que em seus momentos com o artesanato o tempo passava e a atividade levava consigo qualquer incômodo.

O Secretário de Cultura da Câmara Municipal de Cuiabá, Odenil Fausto explica como novos artesãos podem expor seu trabalho na Casa do Legislativo nas próximas Feiras que estão por vir.

“Os artesãos devem procurar a Secretaria de Ações Institucionais ou a Secretaria de Cultura e eles serão inseridos. Porque o objetivo na realidade é que eles participem! Os artesãos, os artistas, o objetivo dessa casa e fomentar e ampliar essas pessoas”, afirmou Fausto.

Leia Também:  Servidor membro da Comissão de Acessibilidade da Câmara palestra no TCE-MT

Secom – Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Primeira-dama abre programação do ‘Natal Luz Cuiabá’ nesta quinta-feira (15), às 18h

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA