CUIABÁ
Alunos participam de aventura de ‘busca ao tesouro’ na entrega do livro didático do Programa de Alfabetização Cuiabano
CUIABÁ
Estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª. Francisca Figueiredo de Arruda Martins, no bairro Jardim Eldorado, participaram de uma atividade diferente na última sexta-feira (10), uma busca ao tesouro. A iniciativa organizada pela equipe gestora da unidade, marcou a entrega do livro didático do Programa de Alfabetização Cuiabano – ProAC.
Implantado efetivamente na rede pública municipal de ensino a partir de 2018, o Programa de Alfabetização Cuiabano tem como foco o Letramento e a Alfabetização na 2ª e 3ª Infância, como uma estratégia para garantir e assegurar a qualidade do ensino. O programa inclui a formação continuada dos profissionais, e um kit com material estruturado para os estudantes, com livros para a criança, a família e, o kit do professor.
Para a entrega dos livros aos estudantes dessa etapa de ensino a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria Técnica de Ensino e sua Coordenadoria de Organização Curricular/Educação Infantil orientou as unidades a desenvolverem ações que marcassem esse momento.
O diretor de Gestão Educacional, Marco Antônio Alves Braga acompanhou a entrega do material didático, em uma das unidades da rede. Segundo o diretor, cada unidade gerencia a distribuição do material aos seus estudantes. “O importante é que essa entrega seja significativa. Para os professores e coordenadores pedagógicos, é acompanhada de um momento formativo, onde os profissionais discutem a importância do Programa para a efetivação de uma proposta que garanta um aprendizado significativo para as crianças. E para os estudantes, a entrega deve ocorrer de forma lúdica, considerando as particularidades do processo de alfabetização”, explicou o diretor de Gestão Educacional, Marco Antônio.
Desde o início do mês coordenadores pedagógicos e professores participam da formação do ProAC. Na formação, que integra o calendário de formações continuados, os profissionais recebem orientações sobre o material didático e discutem o Programa na perspectiva de diálogo com outros projetos que são desenvolvidos nessa etapa de ensino, inseridos no Currículo da Escola Cuiabana, no Projeto Político Pedagógico da Unidade e na Rotina Universalizada, a fim de estimular o protagonismo e a autoria infantil.
A atividade
Na EMEB Prof.ª Francisca Figueiredo de Arruda Martins, conhecida como CAIC Eldorado, unidade que atende os estudantes em tempo integral, 200 crianças participaram da atividade de entrega do material estruturado dos Programas de Alfabetização Cuiabana para estudantes do 1º, 2º e 3º Ano e de Melhoria da Proficiência (PROMP), para estudantes do 4º Ano. Tudo pronto, as crianças e os profissionais, vestidos de piratas, iniciaram a caçada ao tesouro.
Daiane Campos Silva, diretora da escola, falou sobre a iniciativa. “Esse momento precisa ser mágico, para que as crianças vejam o livro como uma oportunidade importante e única de aprendizagem; para que eles entendam que encontraram realmente um tesouro”, disse Daiane Silva.
Para achar o baú, pistas foram escondidas nos locais mais utilizados pelos estudantes. Essas pistas levaram até o mapa do tesouro que levou ao baú onde estavam os livros didáticos.
“A escola tem que ser atratativa. As crianças, precisam de fantasia e brincadeiras, na nossa escola isso é fundamental porque elas passam os dois períodos conosco. Projetos que implementamos como o das ‘sextas-feiras divertidas’ tem resultado em melhorias no processo de ensino e aprendizagem e na presença mais efetiva dos estudantes”, ressaltou Diane Silva.
A estudante Yasmin Severo Matos de Freitas disse ter se divertido muito e, junto com os colegas, fez uma promessa. “Achei muito legal, encontramos o tesouro. São muitos livros e vamos estudar o ano inteiro”, garantiu.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Motoristas devem fazer retorno próximo à Decorliz pela laçada de quadra
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que o retorno localizado próximo à Decorliz, na Avenida do CPA, passou a funcionar pelo sistema de laçada de quadra. A mudança faz parte da reorganização dos cruzamentos e retornos da avenida durante as obras de implantação do Sistema BRT.
Com a alteração, os motoristas que precisam fazer o retorno devem entrar na rua J, ao lado da Polícia Federal, seguir até o final da via e virar à esquerda na Rua Desembargador Trigo de Loureiro, onde poderão acessar o cruzamento semaforizado e seguir novamente pela Avenida do CPA, ou entrar na Rua Corumbá, próximo ao Hospital Femina.
A mudança segue o mesmo modelo que já está sendo adotado em outros pontos da avenida. Em vez de cruzar diretamente pelo canteiro central, o motorista utiliza as vias do entorno da quadra para realizar a conversão.
A reorganização é necessária porque os corredores do BRT funcionarão junto ao canteiro central da Avenida do CPA e não podem ter a interferência de veículos esperando para fazer a conversão. Com isso, os retornos diretos serão reduzidos e mantidos apenas em pontos onde a configuração viária não permite a utilização da laçada de quadra.
A Sinfra-MT orienta os motoristas a ficarem atentos à sinalização e que está proibido fazer a conversão diretamente pela avenida do CPA.

-
ARTIGOS2 dias atrásA colcha de retalhos da vida e a urgência do autocuidado: uma reflexão sobre o câncer e a prevenção
-
JURÍDICO2 dias atrásAGU pede a Fux que aguarde PGR e mantenha proibição das bets no país
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMax Russi anuncia que 18 deputados de MT já apoiam candidatura de Flávio Bolsonaro; VEJA VÍDEO
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMax Russi lidera coletiva de imprensa em apoio a Flávio Bolsonaro
-
ESPORTES1 dia atrásLula defende proibição de bets e cobra clubes de futebol por alternativas de financiamento
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar prende três homens suspeitos por homicídio no município de Tangará da Serra
-
JURÍDICO16 horas atrásTSE manda suspender site que oferece criptomoedas por apoio a Flávio
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásMato Grosso lidera produção de grãos no Brasil e concentra 59,7% do gergelim nacional


