CUIABÁ
Alunos da primeira turma do curso “Qualifica mais Progredir” participam da 54ª Expoagro
CUIABÁ
Os alunos da primeira etapa do curso “Qualifica mais Progredir”, realizado pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso-IFMT Campus Cuiabá, estão presentes na
54ª Expoagro. No local, podem divulgar e comercializar seus produtos. “Como a Expoagro é um evento de grande participação popular, aproveitamos o estande do programa “Qualifica mais Cuiabá”para oportunizar a expansão dos negócios”, declarou a orientadora pedagógica, Mírian Angélica da Silva.
“Está sendo muito boa a nossa participação com esses alunos do curso Qualifica mais Progredir”. Além do mais, dentre as premissas da gestão Emanuel Pinheiro é oferecer condições para cada vez mais pessoas tenham qualidade de vida e renda familiar adequada”, declarou a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Cristiany Fonseca.
As aulas da primeira turma encerram no dia 28 de junho e a entrega dos certificados de formação está prevista para o final do mês de julho.
Segunda Turma
As inscrições para a segunda turma do curso já estão abertas e estão sendo feitas exclusivamente nas quatorze (14) unidades dos Centros de Referência de Assistência Social-Cras até o dia 27 de julho.
A iniciativa é voltada para qualificação profissional na área de Microempreendedorismo Individual (MEI) e possui como público alvo os beneficiários do Auxílio Brasil e os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Estão sendo ofertadas 240 vagas.
A ação é organizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias de Governo, Secretaria Adjunta de Direitos Humanos e de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso- Campus Cuiabá (Cel. Octayde Jorge da Silva) e Câmara Municipal de Vereadores de Cuiabá.
“Interessante destacar que Cuiabá foi umas das capitais com maior índice de participação na primeira turma. Isso, nos motiva ainda mais a continuar, saber que estamos formando novos profissionais para o mercado de trabalho”, acrescentou Christiany Fonseca.
Inscrições:
Os interessados devem procurar uma das 14 (quatorze unidades) dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras mais próximo da residência para que possam se cadastrar. Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de julho. O início das aulas está previsto para o dia 15 de agosto.
No ato da inscrição será necessária a apresentação e cópia de um comprovante de residência (ou declaração dos últimos três meses); cópia da certidão de nascimento ou casamento; o histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino fundamental; cópia de RG e CPF; prova de quitação com o serviço militar; título de eleitor e cartão no Número de Identificação Social- NIS.
Critérios
Alguns critérios básicos devem ser seguidos para o acesso às aulas, dentre eles, ter ensino fundamental completo, ter mais que 18 anos, além de ser cadastrado no CadÚnico.
Total de Vagas
Nessa fase, serão ofertadas 240 vagas, sendo que na primeira turma foram outras 260, totalizando 500 vagas.
Aulas no IFMT
As aulas serão realizadas na sede do IFMT, na modalidade presencial, de segunda a quinta-feira e um sábado por etapa (seis etapas), no período noturno (19h às 22h). O processo formativo será realizado ao longo de quatro meses. O Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT- Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva está situado à Rua Zulmira Canavarros, 95 – Centro, Cuiabá – MT, 78005-390.
Auxílio
Todo material, uniforme, auxílio estudantil (para o transporte e alimentação). Além também da entrega do benefício eventual (cesta básica) para aqueles alunos que alcançarem 75% de frequência por mês.
Saiba onde tem um CRAS perto de você:
REGIONAL SUL
01 – CRAS Tijucal “Dr. Bento Machado Lobo”
Endereço: Av. Espigão, s/n Bairro: Tijucal (ao lado da Creche Criança Feliz)
Fone: (65) 3616-6720/99206-6978
02 – CRAS Getúlio Vargas “Dante Martins de Oliveira”
Endereço: Rua S Esquina com Av. Principal s/n Bairro: Getúlio Vargas (Antigo Centro da Juventude)
Fone: (65) 3313-3144/9.9313-4305
03 – *CRAS Osmar Cabral *
Endereço: Rua Domingas Alves da Costa, Qd. 05, nº 99 Fone: 3621-4484 E-mail: cras.jardimimperial@cuiaba.mt.gov.br
04 – CRAS Nova Esperança “Marciano de Arruda”
Endereço: Rua J s/n Bairro: Nova Esperança (Próximo a Escola Jesus Criança) Fone: (65) 3313-3107 E-mail: cras.novaesperanca@cuiaba.mt.gov.br
05 – *CRAS Pedra 90 “Pastor Sebastião Rodrigues de Souza”
Endereço: Av. Milton Rabelo de castro s/n Bairro: Pedra 90*
Fone: (65) 3617-1954/9.9207-1762
*REGIONAL LESTE *
06 – CRAS Dom Aquino
Endereço: Rua Irmã Elvira Paris s/n Bairro: Dom Aquino
Fone: (65) 3617-1233/ 9.9209-5812
07 – CRAS Planalto “Dr. Estevão Torquato da Silva”
Endereço: Rua Atlas s/n Bairro: Planalto
Fone: (65) 3619-5568/9.9207-0145
08 – CRAS Praeiro
Endereço: Rua Mato Grosso, 124 Bairro: Praeirinho.
Fone: 3617-1606/9.9288-0969
09 – CRAS Pedregal
Endereço: Rua Manaíra s/n Bairro: Pedregal (Antigo Centro da Juventude)
Fone: 65-3619-5567/9.9206-6231
REGIONAL OESTE
10 – CRAS Jd. Araçá “Maria Nazareth Hahn”
Endereço: Rua J s/nº Bairro: Jd. Araçá
Fone: (65) 3616-6672/9.9207-0928
11 – CRAS Novo Colorado “Antônio Latírio de Campos”
Endereço: Rua Antônio Gonçalves Qd. B nº33 Bairro: Novo Colorado
Fone: 3313-3281/3617-1770/99316-5838
REGIONAL NORTE
12 – CRAS Jd. União “Frei Quirino Franz”
Endereço: Rua 04 s/n Bairro: Jardim União
Fone: (65) 3663-6690/9.9207-1487
13 – CRAS CPA
Endereço: Rua 67 Qd. 09 Nº 47 Bairro: CPA III Setor I
Fone: 3646-7167/99324-2345
14 – *CRAS Dr. Fábio “Dom Bonifácio Piccinini” *
Endereço: Rua Várzea Grande, 437 (atrás do Posto de Saúde) Bairro: DR. Fabio I
Fone: 3649-5382 /9.9299-0856
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA4 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA13 horas atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis


