CUIABÁ
Alunos da primeira turma do curso “Qualifica mais Progredir” participam da 54ª Expoagro
CUIABÁ
Os alunos da primeira etapa do curso “Qualifica mais Progredir”, realizado pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso-IFMT Campus Cuiabá, estão presentes na
54ª Expoagro. No local, podem divulgar e comercializar seus produtos. “Como a Expoagro é um evento de grande participação popular, aproveitamos o estande do programa “Qualifica mais Cuiabá”para oportunizar a expansão dos negócios”, declarou a orientadora pedagógica, Mírian Angélica da Silva.
“Está sendo muito boa a nossa participação com esses alunos do curso Qualifica mais Progredir”. Além do mais, dentre as premissas da gestão Emanuel Pinheiro é oferecer condições para cada vez mais pessoas tenham qualidade de vida e renda familiar adequada”, declarou a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Cristiany Fonseca.
As aulas da primeira turma encerram no dia 28 de junho e a entrega dos certificados de formação está prevista para o final do mês de julho.
Segunda Turma
As inscrições para a segunda turma do curso já estão abertas e estão sendo feitas exclusivamente nas quatorze (14) unidades dos Centros de Referência de Assistência Social-Cras até o dia 27 de julho.
A iniciativa é voltada para qualificação profissional na área de Microempreendedorismo Individual (MEI) e possui como público alvo os beneficiários do Auxílio Brasil e os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Estão sendo ofertadas 240 vagas.
A ação é organizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias de Governo, Secretaria Adjunta de Direitos Humanos e de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso- Campus Cuiabá (Cel. Octayde Jorge da Silva) e Câmara Municipal de Vereadores de Cuiabá.
“Interessante destacar que Cuiabá foi umas das capitais com maior índice de participação na primeira turma. Isso, nos motiva ainda mais a continuar, saber que estamos formando novos profissionais para o mercado de trabalho”, acrescentou Christiany Fonseca.
Inscrições:
Os interessados devem procurar uma das 14 (quatorze unidades) dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras mais próximo da residência para que possam se cadastrar. Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de julho. O início das aulas está previsto para o dia 15 de agosto.
No ato da inscrição será necessária a apresentação e cópia de um comprovante de residência (ou declaração dos últimos três meses); cópia da certidão de nascimento ou casamento; o histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino fundamental; cópia de RG e CPF; prova de quitação com o serviço militar; título de eleitor e cartão no Número de Identificação Social- NIS.
Critérios
Alguns critérios básicos devem ser seguidos para o acesso às aulas, dentre eles, ter ensino fundamental completo, ter mais que 18 anos, além de ser cadastrado no CadÚnico.
Total de Vagas
Nessa fase, serão ofertadas 240 vagas, sendo que na primeira turma foram outras 260, totalizando 500 vagas.
Aulas no IFMT
As aulas serão realizadas na sede do IFMT, na modalidade presencial, de segunda a quinta-feira e um sábado por etapa (seis etapas), no período noturno (19h às 22h). O processo formativo será realizado ao longo de quatro meses. O Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT- Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva está situado à Rua Zulmira Canavarros, 95 – Centro, Cuiabá – MT, 78005-390.
Auxílio
Todo material, uniforme, auxílio estudantil (para o transporte e alimentação). Além também da entrega do benefício eventual (cesta básica) para aqueles alunos que alcançarem 75% de frequência por mês.
Saiba onde tem um CRAS perto de você:
REGIONAL SUL
01 – CRAS Tijucal “Dr. Bento Machado Lobo”
Endereço: Av. Espigão, s/n Bairro: Tijucal (ao lado da Creche Criança Feliz)
Fone: (65) 3616-6720/99206-6978
02 – CRAS Getúlio Vargas “Dante Martins de Oliveira”
Endereço: Rua S Esquina com Av. Principal s/n Bairro: Getúlio Vargas (Antigo Centro da Juventude)
Fone: (65) 3313-3144/9.9313-4305
03 – *CRAS Osmar Cabral *
Endereço: Rua Domingas Alves da Costa, Qd. 05, nº 99 Fone: 3621-4484 E-mail: cras.jardimimperial@cuiaba.mt.gov.br
04 – CRAS Nova Esperança “Marciano de Arruda”
Endereço: Rua J s/n Bairro: Nova Esperança (Próximo a Escola Jesus Criança) Fone: (65) 3313-3107 E-mail: cras.novaesperanca@cuiaba.mt.gov.br
05 – *CRAS Pedra 90 “Pastor Sebastião Rodrigues de Souza”
Endereço: Av. Milton Rabelo de castro s/n Bairro: Pedra 90*
Fone: (65) 3617-1954/9.9207-1762
*REGIONAL LESTE *
06 – CRAS Dom Aquino
Endereço: Rua Irmã Elvira Paris s/n Bairro: Dom Aquino
Fone: (65) 3617-1233/ 9.9209-5812
07 – CRAS Planalto “Dr. Estevão Torquato da Silva”
Endereço: Rua Atlas s/n Bairro: Planalto
Fone: (65) 3619-5568/9.9207-0145
08 – CRAS Praeiro
Endereço: Rua Mato Grosso, 124 Bairro: Praeirinho.
Fone: 3617-1606/9.9288-0969
09 – CRAS Pedregal
Endereço: Rua Manaíra s/n Bairro: Pedregal (Antigo Centro da Juventude)
Fone: 65-3619-5567/9.9206-6231
REGIONAL OESTE
10 – CRAS Jd. Araçá “Maria Nazareth Hahn”
Endereço: Rua J s/nº Bairro: Jd. Araçá
Fone: (65) 3616-6672/9.9207-0928
11 – CRAS Novo Colorado “Antônio Latírio de Campos”
Endereço: Rua Antônio Gonçalves Qd. B nº33 Bairro: Novo Colorado
Fone: 3313-3281/3617-1770/99316-5838
REGIONAL NORTE
12 – CRAS Jd. União “Frei Quirino Franz”
Endereço: Rua 04 s/n Bairro: Jardim União
Fone: (65) 3663-6690/9.9207-1487
13 – CRAS CPA
Endereço: Rua 67 Qd. 09 Nº 47 Bairro: CPA III Setor I
Fone: 3646-7167/99324-2345
14 – *CRAS Dr. Fábio “Dom Bonifácio Piccinini” *
Endereço: Rua Várzea Grande, 437 (atrás do Posto de Saúde) Bairro: DR. Fabio I
Fone: 3649-5382 /9.9299-0856
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival
Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.
O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.
A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.
Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.
Evento movimenta economia
Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.
Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.
As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).
Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.
“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJanaina Riva classifica Osvaldinho Amorim como “diamante a ser lapidado” na política de Leverger
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste reforça combate a incêndio na região das Furnas
-
Primavera do Leste2 dias atrásAmbulatório de Feridas de Primavera do Leste registra 21 atendimentos e cinco altas por cicatrização completa
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrimavera do Leste avança na revisão do Plano Diretor com primeira reunião do Núcleo Gestor
-
Sinop5 dias atrásSinop amplia oferta habitacional com entrega de 796 casas; novo bairro será entregue nesta quarta (16)
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrimavera do Leste recebe noite especial de música e cultura com o “Primavera In Concert”
-
Sinop7 dias atrásFestival de Praia reúne famílias, atrai turistas e encerra quatro dias de programação com show de Xanddy Harmonia
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste se destaca no judô estadual e recebe a decisão do Campeonato Mato-Grossense


