CUIABÁ

CUIABÁ

Agentes percorrem Cuiabá para garantir o aperfeiçoamento do atendimento da saúde

Publicados

CUIABÁ

O trabalho de reconhecimento da área de cobertura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Cuiabá já começou a ser redefinido. Equipes responsáveis pelo mapeamento de território estão percorrendo rua por rua dos bairros com a finalidade de contabilizar os moradores que pertencem às respectivas áreas e assim mapear a abrangência da unidade com suas respectivas microáreas e inclusão das áreas que estão descobertas contemplando todos os moradores. Na região Norte o trabalho já foi concluído e nesta quarta-feira (19), o percurso, que é realizado a pé,  foi no Imperial II deixando moradores esperançosos.

“O mapeamento é extremamente necessário para que a Secretaria Municipal de Saúde alcance os indicadores definidos pelo Ministério da Saúde. E, ainda mais importante pelo benefício que trará para a sociedade, pois não importa onde o cidadão esteja que lá estará um Agente Comunitário de Saúde (ACS) cuidando dele. Esse trabalho integra as diretrizes da gestão humanizada que preconiza o prefeito Emanuel Pinheiro”, destacou o secretário adjunto de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde,  Edemir Xavier, que acompanhou a equipe do mapeamento durante parte do percurso .

Ao explicar para algumas moradoras o objetivo do mapeamento que, posteriormente será dividido em microáreas norteando as ações da SMS através dos ACS, a expectativa foi de mais tranquilidade em relação aos atendimentos que cada um precisa.

“Procuro médico na UBS aqui do Imperial com certa freqüência porque minha filha é alérgica, tem coceira, aqui é estrada de chão e a poeira dificulta um pouco. Ter esse cuidado com a gente vai ser muito bom. Aqui os vizinhos também precisam e ter o agente de saúde cuidando das famílias vai ajudar muito, porque falta isso aqui. Minha expectativa é que mude e pra melhor”, declarou a moradora Eliz Aparecida Silva Prates, 31 anos, casada e mãe de duas crianças, Ana Beatriz, 8 e Sofia, de 3 anos . Ela e a família estão a três anos residindo no Imperial II.  

Leia Também:  Cine Rodas exibe curtas-metragens e animações ao ar livre em Cuiabá

A diarista Ana Claudia Ferreira Rosa, mora a cerca de 10 anos no local com o marido e os três filhos, Ana Clara, 15, Raniel, 8 e Eloiza, 6 anos.  Quando precisa, Ana Claudia também recorre a UBS Imperial e diz que já melhorou bastante, antigamente para receber atendimento era preciso ir de madrugada para conseguir vaga. “Hoje está mais tranqüilo, quando não tem pediatra, que é minha maior demanda por causa das crianças, tem o clínico que faz o atendimento e encaminha, orienta. E vindo o agente de saúde vai ficar melhor porque vai saber da necessidade da família”, frisou com um sorriso.

Assim como na região da UBS do Imperial, existem outras comunidades que são atendidas por unidades de saúde, mas que não estão inseridas na área de cobertura da respectiva unidade.

“São moradores de áreas novas ou que mudaram para o local. O ritmo da cidade não para de crescer. Daí a importância do trabalho da equipe de enfermeiros e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Secretaria Municipal de Saúde que está em campo buscando primeiramente o quantitativo de pessoas, estabelecimentos comerciais e residenciais e depois quais as reais necessidades dos habitantes. De posse dessas informações as ações da saúde chegarão ao maior número de pessoas, o objetivo é que chegue a todos. Esse é o papel da gestão de saúde, atender a todos que precisam independente de onde estiverem. Eles não vão precisar sair da sua região se perto tem o ACS que sabe da sua necessidade, que o seu médico está  na UBS do seu bairro. O morador terá esse vínculo e vai procurar quando precisar”, explicou a secretária municipal de saúde de Cuiabá, Suelen Alliend.

Leia Também:  Construída pela Prefeitura na atual gestão municipal, a UPA Leblon tem capacidade de atender até 10 mil pacientes por mês

O mapeamento está sendo feito com equipe formada por enfermeiros e uma pessoa da área  administrativa, que digitaliza tudo, mas que não atuam nas UBS’s. “São profissionais  que têm o olhar clínico, o olhar voltado para a necessidade social  e assim podem compreender melhor a realidade do trabalho. Mas são do mapeamento”, explicou Cleide Conceição da Silva, uma das enfermeiras que compõe a equipe.

No final do dia as equipes, (geralmente são divididas em duplas para percorrerem as ruas), retornam para uma sala cedida na UBS, onde fazem a contabilização do que encontram durante o trabalho. E assim vão delimitando o mapeamento da área, ficando a cargo de cada UBS um quantitativo de quatro mil pessoas. Esse número é dividido em micro regiões de 750 pessoas para um Agente Comunitário de Saúde cuidar. São os agentes que irão visitar casa por casa da microrregião de sua responsabilidade e coletar os dados individuais (moradores). E posteriormente, se dedicar no atendimento deles.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Feira de Missões poderá entrar no calendário oficial de eventos de Cuiabá

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA