CUIABÁ
Abilio garante cuidadores para todas as crianças com deficiência em Cuiabá
CUIABÁ
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, garantiu que todas as crianças com laudo de deficiência ou que estejam em investigação terão direito a um Cuidador de Aluno com Deficiência (CAD). A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (13), em resposta à manifestação de mães e pais atípicos que reivindicavam a falta de profissionais para atender seus filhos nas escolas municipais.
Recém-chegado de uma viagem a Brasília, Abilio desceu na Praça Alencastro para conversar pessoalmente com as famílias que protestavam. Sensível, o gestor convocou imediatamente a secretária de Educação, Solange Dias, e sua equipe para buscar soluções urgentes aos problemas relatados. Já no salão nobre, no 7º andar, o prefeito tratou objetivamente todas as demandas solicitadas, de maneira individual.
Além da determinação imediata para a garantia dos cuidadores, o prefeito também estabeleceu que, no prazo de 60 dias, a equipe multidisciplinar da Prefeitura de Cuiabá avaliará individualmente cada criança, com e sem laudo, para definir a real necessidade de um CAD. “Vamos tirar todas as pedras e burocracias do caminho das famílias atípicas. Determinei à equipe de Educação que resolva o problema o quanto antes”, enfatizou Abilio.
Durante o encontro, o prefeito demonstrou solidariedade com as mães, esclarecendo dúvidas e reforçando seu compromisso com a inclusão. Ele garantiu que as portas da gestão municipal estarão sempre abertas para ouvir e atender as demandas das famílias.
As mães presentes na manifestação organizaram uma lista com o nome das crianças, a escola onde estudam e o contato dos responsáveis. Para mais informações ou dúvidas, a Prefeitura orienta os pais a procurarem os seguintes canais de atendimento: Ouvidoria da Educação pelo telefone (65) 9 9217-0708 ou a Equipe de Educação Especial pelo número (65) 9 9989-5562.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA4 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA10 horas atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis


