CUIABÁ
Abilio dialoga com cuidadoras e garante que não haverá redução salarial
CUIABÁ
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, deixou o gabinete na tarde desta quarta-feira (29) para conversar diretamente com um grupo de cuidadoras de crianças com deficiência (CADs), que estavam reunidas na Praça Alencastro. As profissionais cobravam esclarecimentos sobre a remuneração e a continuidade do serviço prestado à rede municipal de ensino.
Diante da preocupação da categoria, Abilio garantiu que não haverá redução salarial e que os valores já acordados serão mantidos. Além disso, anunciou a ampliação do quadro de profissionais, que passará de 1.097 para 1.700 cuidadoras, reforçando o compromisso da gestão com a inclusão e o suporte adequado às crianças com deficiência.
Garantia de atendimento na sala de aula
Com o início do ano letivo marcado para o dia 3 de fevereiro, o prefeito assegurou que todas as crianças terão assistência garantida em sala de aula. Ele explicou que a nova empresa responsável pelo serviço, Oeste Serviços, já atua em diversas cidades do Brasil e está trabalhando em parceria com a Prefeitura para agilizar a recontratação das CADs que já atuavam na rede municipal.
“Nenhuma criança ficará sem atendimento. Nosso compromisso é garantir que as CADs estejam nas escolas no primeiro dia de aula ”cuidando de nossos alunos especiais”, afirmou Abilio. Segundo ele, além da recontratação das profissionais que já estavam na rede, outras 603 novas cuidadoras serão selecionadas para ampliar o atendimento.
Contrato dentro da legalidade
O prefeito destacou que o novo contrato emergencial segue todos os parâmetros legais e que a remuneração das cuidadoras continuará dentro dos valores estabelecidos pelo Ministério do Trabalho. A manifestação das CADs, segundo ele, reflete a natural insegurança diante das mudanças na gestão do serviço, mas a prefeitura está empenhada em garantir um processo de transição transparente e sem prejuízos para os profissionais ou para as crianças atendidas.
O encontro entre Abilio e as cuidadoras aconteceu na Praça Alencastro, após uma reunião com vereadores e uma coletiva de imprensa no Palácio Alencastro. O prefeito reforçou que a gestão municipal mantém diálogo aberto com os trabalhadores e que todas as decisões tomadas visam aprimorar a qualidade do serviço prestado às crianças com deficiência na rede municipal de ensino.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai


