CUIABÁ
‘A inclusão do estudante com deficiência no mercado de trabalho’ é tema de mais uma formação do MPT na Escola
CUIABÁ
“Possibilidades de Inclusão do Estudante com Deficiência no Mercado de Trabalho” é o tema da terceira formação online do Projeto MPT na Escola, edição 2022. O encontro formativo, voltado para professores, gestores pedagógicos e comunidade das 10 unidades que participam do projeto e gestores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação será nesta quinta-feira (28), às 18h30.
A formação faz parte da agenda de ações previstas no projeto e tem como objetivo, capacitar os profissionais da Educação para a discussão nas escolas de ensino fundamental, dos temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente, a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.
Cerca de 2 mil estudantes do 4º ao 7º Ano e suas famílias, além de 84 professores e gestores escolares, estão participando do projeto. O coordenador municipal do MPT na Escola, professor Edmilson Marques de Moraes, disse que a Escola Cuiabana realiza ações preventivas e de formação visando prevenir e conter a violência e fortalecer o desenvolvimento integral dos estudantes. “O Projeto MPT na Escola vem ao encontro da Política da Escola Cuiabana, juntamente com as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e parcerias, buscando identificar as causa de exclusão escolar e atuar para superá-las de maneira intersetorial, fortalecendo a proteção das crianças e dos adolescentes, garantindo o ensino e a aprendizagem dos nossos estudantes e salvaguardando a sua integridade”, salientou o coordenador municipal do MPT, Edmilson Marques de Moraes.
Nesta quinta-feira a formação contará com a participação da assessora da Coordenadoria da Educação Especial, Andreia Negrisoli; da secretária adjunta Municipal de Direitos Humanos, Christiany Fonseca e da Assistente Social da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Cuiabá), Jussara Maria Teixeira.
MPT na Escola
O projeto MPT na Escola é uma inciativa do Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Este ano estão participando do projeto as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Ana Tereza Arcos Krause, Antônia Tita Maciel de Campos, Floriano Bochenheki, José Luís Borges Garcia, Nossa Senhora Aparecida, Profª. Esmeralda de Campos Fontes, Prof. Firmo José Rodrigues, Madre Marta Cerutti, Senhorinha Ana Alves de Oliveira e a Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Dr. Estêvão Alves Correa.
O MPT na Escola faz parte do Projeto Estratégico “Resgate a Infância”, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), com atuação conjunta em três eixos — educação, aprendizagem e políticas públicas. Por meio da informação o projeto pretende prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.
Biografias
Christiany Fonseca é professora efetiva do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Gestão Pública e Graduada em Ciências Sociais, também, pela UFMT.
Atua como analista política e professora das áreas de Sociologia, Ciência Política e Antropologia e como pesquisadora nas áreas de Sociologia, Sociologia do Trabalho e Sociologia Política, com destaque para as temáticas: formação, institucionalização e mercado de trabalho; trabalho flexível; trabalho informal; empreendedorismo; redes sociais e mercados de trabalho urbanos; culturas do trabalho e mobilidades.
É militante em defesa dos Direitos Humanos e ativista pelos direitos das mulheres, da população LGBTQIA+, da população negra, da pessoa com deficiência e das causas raciais e sociais.
Jussara Maria Teixeira é Assistente Social, Analista de RH e de Gestão de Pessoas. Pós graduada em Políticas Públicas pela Universidade Aberta do Brasil – Instituto Federal de Mato Grosso (UAB-IFMT) e em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Atua como assistente social na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Cuiabá).
Andréa Negrisoli da Silveira é pedagoga, psicopedagoga clínica e institucional, com aprofundamento em Neurociência e especialista em Educação Infantil.
Serviço
Formação do Projeto MPT na Escola: “Possibilidades de Inclusão do Estudante com Deficiência no Mercado de Trabalho
Data: 28/04, quinta-feira
Hora:18:30h
Local: plataforma zoom
Público Alvo: professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e comunidade
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA4 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA12 horas atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis


