CUIABÁ
305 anos de Cuiabá: Prefeito entrega à Câmara o novo Plano Diretor, Plano de Mobilidade Urbana e proposta de criação de um Distrito Industrial Municipal
CUIABÁ
Na semana do aniversário de Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro entregou uma série de ações voltadas para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Na tarde desta quinta-feira (4), ele apresentou quatro importantes projetos ao presidente da Câmara Municipal, vereador Chico 2000, um conjunto de iniciativas. Dentre elas, o Plano Diretor Municipal, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, a criação de um Distrito Industrial Municipal e a transformação do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) em Empresa Pública de Desenvolvimento Urbano (EPDU). Essas medidas são fundamentais para promover o crescimento estruturado da cidade. Agora, caberá aos parlamentares a avaliação e aprovação dos projetos em legislação.
Durante o ato oficial de entrega da documentação, na sala da presidência do Legislativo Municipal, estiveram presentes secretários, vereadores e membros da imprensa, que tiveram a oportunidade de conhecer essas importantes iniciativas da gestão de Emanuel Pinheiro, que deixarão um legado significativo para Cuiabá.
O Plano Diretor Municipal foi destacado pelo prefeito como um dos projetos mais cruciais para o ordenamento urbano da cidade. Ele explicou que o último plano desse tipo foi elaborado em 2007 e que o novo projeto resultou em mais de 50 audiências públicas em todas as regiões e distritos de Cuiabá. O objetivo foi de definir diretrizes para o desenvolvimento econômico e social da capital de forma mais ordenada e inclusiva. “O último plano foi criado em 2007. O projeto visa captar a diretriz da boa ocupação dos espaços públicos promovendo melhor e mais ordenado desenvolvimento da cidade, ou seja, é através dele que será possível o melhor desenvolvimento econômico e social da capital. Foram realizadas mais de 50 audiências públicas, em todas as regiões e distritos, a fim de ouvir as principais demandas e anseios da população cuiabana. O plano de diretor é exatamente a definição dos pilares do desenvolvimento da nossa capital. Isso foi muito debatido. Talvez nunca teve um plano de diretor tão democratizado como o nosso. São 17 anos depois”, disse.
O Plano Municipal de Mobilidade Urbana, toma como base uma Lei federal, de iniciativa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério das Cidades, que determina que, todos os municípios acima de 250 mil habitantes devem ter uma política de municipal de mobilidade urbana, ou seja, precisa tem que ter um direcionamento, não deve ser solta, tem que ter um direcionamento. “Estamos pensando no desenvolvimento da cidade, tendo como base o plano diretor com os melhores deslocamentos para todo universo de mobilidade urbana, com os melhores deslocamentos para todo universo, como pedestres, motociclistas, ciclistas, condutores de veículos, atingir 100% de possibilidades de mobilidade urbana, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas, tendo como principal fator relevante, a diminuição do tempo de origem e destino, essa é a modernização do plano municipal de mobilidade urbana”, elencou o prefeito.
Foi apresentada também, a criação do Distrito Industrial Municipal, visa oferecer a possibilidade de um município ou capital atrair grandes empreendimentos é muito curto, apenas com a isenção de tributos como o ISS e IPTU. A iniciativa tem como principal objetivo a construção da política de desenvolvimento econômico local, para que não fique dependente do estado ou união. Com essa ferramenta, que está ancorada ao Distrito Industrial, será possível que Cuiabá tenha uma boa ocupação do espaço público da região, em respeito ao plano diretor e de mobilidade, para que aquela região seja transformada num grande centro econômico da capital desenvolvimento econômico e social da capital, gerador de emprego e renda e que impulsione a economia para que os próximos gestores desenhem a cidade de forma ordenada. “Hoje são 50 lotes, com 2.400 metros cada um, e com isso vamos expandindo Cuiabá e criando esses mecanismos de boa ocupação dos espaços públicos “, pontuou.
Outro ponto apresentado foi a transformação do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano- IPDU em Empresa Pública de Desenvolvimento Urbano- EPDU. Com essa mudança, a empresa será uma autarquia, com diretores nomeados e sabatinados pela Câmara, com mandato diferente do atual gestor da capital, e tenham autonomia para desenvolver projetos para a sociedade, independente da influência política da cidade naquele período. Cuiabá tem que ser pensada e planejada, não pode ser trabalhada de forma improvisada, sem nenhum compromisso, sem nenhuma carta pública. “É preciso ter uma linha mestra de política de gestão não de governo, desenhada pela sociedade, que se transforme em um documento público que se estabeleça e transforme a Cuiabá que eu quero nos próximos 50 anos. Precisamos desse fórum competente”, finalizou o chefe do Executivo Municipal.
O presidente da Cãmara, vereador Chico 2000, avaliou como positiva a iniciativa do prefeito, em trazer, pessoalmente, importantes projetos e ações voltadas para a melhoria da cidade. “Nós estaremos fazendo a tramitação que precisa ser feita, naturalmente que vamos chamar a secretária das comissões para que priorize e que sejam feitas todas as análises que são necessárias, para que a gente possa em seguida estar pautando e colocando em votação e para que a apreciação em plenário”, disse o presidente.
Além do prefeito e do presidente da Câmara, estiveram presentes na reunião autoridades como a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, o secretário adjunto do IPDU, Márcio Puga, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Wilton Coelho, além de vereadores e outras autoridades municipais.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA4 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA11 horas atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis


