CUIABÁ
305 anos de Cuiabá: Parque das Águas é palco de apresentação de orquestra e público fica encantado
CUIABÁ
Uma noite com música agradável ao som de vozes tradicionais da cultura regional e acompanhada pela orquestra Sesi MT foi proporcionada ao público na noite de sábado, 7, no Parque das Águas. Com apoio da Prefeitura de Cuiabá, o evento integra as comemorações aos 305 anos da grande e calorosa capital de todos os mato-grossenses.
Para abertura do espetáculo e em uma só voz os cantores entoaram o hino de São Benedito e o público acompanhou a canção. As pessoas que passavam pelo local também deram uma pausa para assistir à apresentação. Além do espaço para as pessoas se acomodarem em cadeiras em frente ao palco, o público descontraído se acomodou aos arredores, confortavelmente ao estilo vendo a banda passar, no caso, a música tocar.
O cantor João Eloy também fez uma saudosa homenagem ao historiador Lenine Póvoas, ao cantar a letra musical Boi do Pantanal, a qual ele gostava muito. “Eu gosto muito desse toque instrumental da orquestra e já tive a grata oportunidade de assistir diversas vezes. E assim, em espaço aberto o povo fica mais à vontade. Precisa de mais iniciativas como esta”, declarou Claudio Lima, morador do Coxipó da Ponte.
Julianne dos Santos, do bairro Dr. Fábio 1, costuma eventualmente frequentar o Parque das Águas, mas não podia perder a oportunidade da programação. “Vim com uma amiga do trabalha. É muito lindo e um espetáculo para todos. Cuiabá merece, o povo merece. Transformar eventos acessíveis o ganho é maior, se aproveita mais em todos os sentidos, é uma troca”, pontuou.
O evento alusivo aos 305 anos de Cuiabá contou com a Orquestra Sesi MT e participação especial dos cantores regionais Dilson de Oliveira, Gilmar Fonseca, João Eloy e Roberto Lucialdo, no concerto intitulado “Cuiabá que a gente ama”.
No repertório clássicos como “Moreninha Cuiabana” (Zuleica Arruda), “A Lua” (Henrique e Neno, Zuleica Arruda), “Falar Cuiabano” (Gilmar Fonseca) e “Eu sou de Cuiabá” (Zé Bolo Flô); e composições de João Eloy, Roberto Lucialdo e Dilson de Oliveira, como “Paçoca de Pilão”, “Engenho Novo”, “Caximbocó” e “Cuiabá, Cuiabá”, que são como um hino de amor à terra natal.
O Sesi no Parque é uma realização do Sesi MT em parceria com o Ministério da Cultura, patrocinado pela Bom Futuro e com apoio cultural da TV Centro América e Rádio Centro América e Prefeitura de Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA4 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
POLÍCIA4 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA7 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Militar prende homem faccionado com três quilos de maconha em Nova Ubiratã
-
CURIOSIDADES5 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA17 horas atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis


