CUIABÁ

MATO GROSSO

Idealizada pela primeira-dama de MT, Carteira de Identificação do Autista garante direitos e acesso prioritário em estabelecimentos

Publicados

MATO GROSSO

“Meu filho hoje está com 13 anos e foi diagnosticado com autismo aos seis. O acesso dele em supermercados, lojas e outros estabelecimentos teve mais efetividade com a Carteira de Identificação do Autista”, destacou Gleice Nunes Ferreira da Cruz, mãe de Samuel Ferreira da Cruz.

Samuel é um dos mais de 5.600 beneficiários da Carteira de Identificação do Autista (CIA) no Estado de Mato Grosso. Este é um dos muitos projetos idealizados pela primeira-dama Virginia Mendes e executado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

De acordo com a primeira-dama Virginia Mendes, a carteirinha desempenha um papel importante e facilita a interação social.

“É importante que todos entendam que a carteirinha de identificação da autista ajuda a comunicar às pessoas sobre as necessidades específicas e os desafios que uma pessoa com autismo pode enfrentar em situações sociais ou de emergência. É uma forma de empatia, porque facilita interações mais compreensivas”, explicou Virginia Mendes.

A Carteira de Identificação do Autista, além de garantir acesso prioritário a alguns estabelecimentos, especialmente em supermercados e postos de saúde, ainda permite ao portador do Transtorno do Espectro Autista participar de sorteios que dão entrada gratuita ao camarote da Arena Pantanal em dias de jogo do Cuiabá Esporte Clube. A inscrição para o sorteio se dá por meio de um formulário disponibilizado pela Setasc no período dos jogos.

O Samuel, que ama futebol, já teve a oportunidade de presenciar uma partida do Dourado por meio desse sorteio, que faz parte do programa SER Família Inclusivo, também idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes.
Foto: Josi Dias – Setasc/MT
Gleice, mãe de Samuel, lembrou da alegria do filho quando ele foi sorteado para acompanhar uma partida na Arena Pantanal. Ela cita também a melhoria no acesso dele ao estádio, com a Carteira do Autista, em outros momentos.

Leia Também:  Corregedoria Participativa reforça laços com as comarcas de Alto Garças, Alto Araguaia e Itiquira

“No caso dele, que ama futebol, a CIA ajuda a agilizar as entradas dele na Arena também, em outros jogos quando ele não é sorteado para o camarote”, destacou.

Desde a criação desse serviço, no final de 2020, até a conclusão de 2023, foram mais de 5.300 emissões da Carteira. Em 2024, cerca de 520 unidades da CIA já foram emitidas, sendo mais de 350 apenas no mês de janeiro. Os números refletem a importância e a necessidade da defesa dos direitos das pessoas com deficiência, compromisso assumido pela primeira-dama Virginia por meio da Setasc.

A criação da Carteira do Autista em Mato Grosso tem como objetivo assegurar direitos que o público autista tem, como acesso às filas preferenciais em estabelecimentos de saúde, supermercados, agências bancárias entre outros, além de lhes garantir prioridade em acessibilidade aos espaços públicos e privados.

A garantia desses direitos faz diferença na vida do Robert Walace Rodrigues, de 17 anos, também portador do TEA, e sua mãe, Patrícia dos Santos Rodrigues, que trabalha como diarista, Ela observou a importância da CIA para eles, especialmente por facilitar aos demais o entendimento sobre a condição de Robert à primeira vista.

“O autismo no nível 1, de suporte, fisicamente não aparece, então é muito complicado. Quando você vê uma pessoa com uma deficiência física aparente, as pessoas respeitam, mas no caso dele, não. No caso dele, desde que a gente descobriu, ele aprendeu a lidar com a condição convivendo com as pessoas, na escola, tanto é que ele já está no terceiro ano. Mas, agora, foi ele que pediu para que eu viesse atrás da Carteira de Identificação, porque ele não estava mais sabendo lidar com o preconceito”, contou.

Leia Também:  Governador articula com Ministério e Força Nacional reforçará segurança na fronteira com a Bolívia

Patrícia explicou que, para Robert, que estuda na Escola Estadual Almira Amorim, a CIA é imprescindível para que seus colegas, professores e todos que convivem com ele possam compreender a sua condição e comportamento.

“A CIA vai ajudar as pessoas a entenderem porque ele tem determinados comportamentos e também porque ele precisa de condições diferentes para fazer uma prova, por exemplo”, ressaltou Patrícia.

Carteira de Identificação do Autista

O documento é emitido de forma gratuita pela Setasc e contém informações específicas e qualificadas da pessoa com o transtorno, o contato de emergência e, caso houver, informações de seu representante legal/cuidador.

O cadastro da CIA, desde setembro de 2022, é realizado pelo aplicativo MT Cidadão, na modalidade digital e ou física (impressa). O prazo para a emissão da carteira digital é de cinco dias, a contar do envio da documentação via aplicativo, análise e aprovação pela equipe da Setasc. Já para a emissão da carteira física, o prazo é de 30 dias.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 98421-4080/(65) 3613-5711 ou no site da Setasc.

*Com supervisão de Dani Danchura

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Vencedores da categoria Universitário destacam oportunidades abertas pelo Troféu Parlamento

Publicados

em

A primeira edição do Prêmio de Jornalismo da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) revelou talentos que ainda estavam em formação acadêmica e mostrou o potencial da produção universitária no estado. Para incentivar a participação de novos estudantes, vencedores da categoria Universitário compartilham experiências, aprendizados e os impactos da premiação em suas trajetórias profissionais.. As inscrições para a segunda edição do prêmio estarão abertas entre 30 de junho e 9 de novembro de 2026.

A categoria Universitário contempla trabalhos em texto, áudio, vídeo e fotografia produzidos por estudantes dos cursos de Comunicação Social/Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Audiovisual e Cinema de instituições de ensino superior localizadas em Mato Grosso, valorizando conteúdos desenvolvidos ainda durante a graduação.

Primeira colocada com a reportagem “Mulheres sob ameaça constante: Entre proteção prevista por lei e a escalada da violência em Mato Grosso”, a então estudante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Bianca Mortelaro, abordou os direitos das mulheres, tema que acompanha sua trajetória desde a adolescência.

O trabalho reuniu dados sobre a violência de gênero em Mato Grosso, ouviu vítimas e analisou a atuação do Poder Legislativo na construção e fiscalização de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. Segundo Bianca, uma das constatações mais marcantes durante a produção foi perceber que, apesar dos avanços legais, ainda existem desafios para garantir a efetividade das medidas de proteção.

Leia Também:  Corregedoria Participativa reforça laços com as comarcas de Alto Garças, Alto Araguaia e Itiquira
Andrey Bonfim - 2º lugar na categoria Universitário.Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Andrey Bonfim – 2º lugar na categoria Universitário.Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Hoje formada e atuando como repórter na editoria de Política, ela afirma que a premiação contribuiu para fortalecer sua confiança profissional e ampliar sua visibilidade no mercado de trabalho.

“A categoria universitária cria oportunidades para que jovens profissionais apresentem seus trabalhos e iniciem sua trajetória com reconhecimento. Foi uma honra conquistar esse prêmio logo no início da minha carreira”, diz.

O segundo lugar ficou com Andrey Bonfim, também da UFMT, autor da reportagem “PartiuIF na TVAL transforma o estudo e inspira jovens a sonhar com o IFMT”. A produção mostrou os resultados de uma iniciativa voltada ao fortalecimento da educação para estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Para ele, o principal aprendizado foi compreender a força das narrativas jornalísticas na promoção de temas capazes de impactar positivamente a vida das pessoas.

“Receber esse reconhecimento com uma pauta ligada à educação reforçou a importância de dar visibilidade a iniciativas que transformam realidades. A premiação também fortaleceu minha confiança como futuro profissional”, destaca.

O terceiro lugar foi conquistado pelos acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra, Alexandre Cardoso, Anderson dos Santos e Guilherme Costa, com a reportagem “O apoio da ALMT ao curso de Jornalismo da Unemat”.

Leia Também:  Governo investe em reforma de praça, asfaltamento e transporte escolar em Nova Monte Verde

Segundo Anderson dos Santos, representante do grupo, a reportagem exigiu dedicação e pesquisa para compreender aspectos da comunicação institucional e da atuação do Poder Legislativo. Para ele, a conquista demonstrou que estudantes do interior também podem desenvolver conteúdos competitivos e de relevância social.

Alexandre Cardoso, Anderson dos Santos e Guillerme Costa - trio conquistou o 3º lugar na categoria Universitário.Foto: MARCOS LOPES/ALMT
Alexandre Cardoso, Anderson dos Santos e Guillerme Costa – trio conquistou o 3º lugar na categoria Universitário.Foto: MARCOS LOPES/ALMT

“O prêmio incentiva os acadêmicos a ocuparem espaços e participarem ativamente da sociedade. Independentemente do resultado, a experiência proporciona aprendizado e crescimento profissional”, avalia.

Os vencedores destacam que a categoria Universitário cumpre um papel importante ao estimular a produção acadêmica e aproximar estudantes da prática jornalística. Para eles, a iniciativa representa uma oportunidade de valorização e aprendizado para futuros profissionais da comunicação.

Segunda edição

As inscrições para a segunda edição do Prêmio ALMT de Jornalismo estarão abertas de 30 de junho a 9 de novembro de 2026. O regulamento completo já está disponível no portal da Assembleia Legislativa.

A avaliação dos trabalhos ocorrerá entre 16 de novembro de 2026 e 11 de janeiro de 2027, e a cerimônia de premiação está marcada para 28 de janeiro de 2027. Participe!



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA