CUIABÁ

Cidades

Vereadora Paula Calil homenageia estudantes da Liga Acadêmica de Direito da UFMT

Publicados

Cidades

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), concedeu, na manhã desta quarta-feira (25), moção de aplausos aos alunos da Liga Acadêmica de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A homenagem reconhece a escolha pela profissão jurídica, considerada pela parlamentar essencial para a organização da vida em sociedade.

Durante a cerimônia, Paula destacou a importância do Direito como instrumento de garantia da ordem, da justiça e da convivência pacífica entre os cidadãos.

O professor e diretor da organização estudantil, Carlos Eduardo Silva e Souza, agradeceu a iniciativa e ressaltou o significado do reconhecimento para os estudantes.

“Este dia ficará marcado na vida dos alunos e de todos nós. É gratificante saber que somos lembrados e valorizados, ainda mais por uma instituição tão importante como o Legislativo municipal. Agradecemos muito”, afirmou.

A vereadora também compartilhou a relação pessoal com a área jurídica, mencionando que o Direito faz parte de sua trajetória familiar.

“Tenho meu irmão, Faissal, que é advogado, e meu filho mais velho, que está cursando Direito. Fico feliz em celebrar e homenagear vocês. É um trabalho bonito, desenvolvido por jovens cada vez mais engajados. Como vereadora e cidadã, saibam que esse orgulho também é meu”, declarou.

Leia Também:  Capacitação intersetorial fortalece rede de proteção à criança e ao adolescente em primavera do leste

Cerca de 20 alunos participaram da solenidade. A Liga Acadêmica de Direito tem como objetivo aprofundar conhecimentos em áreas específicas do curso, funcionando como um grupo de estudos e prática que complementa a formação acadêmica, indo além do conteúdo obrigatório da graduação.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Festeja Sinop:  3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop – em parceria com a Igreja Católica, por meio da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – deu início, neste domingo (30), à programação do Festeja Sinop 2026 com a realização da 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires e da Santa Missa na Praia do Cortado. Cerca de 90 embarcações participaram da procissão fluvial e aproximadamente mil pessoas acompanharam a celebração religiosa, realizada em uma supertenda montada na Praia do Cortado.

A Romaria partiu da Praia Barra do Rio Verde e percorreu cerca de 10 quilômetros pelo Rio Teles Pires até a Praia do Cortado. A procissão fluvial foi acompanhada por fiéis e famílias, em um momento de fé, união e valorização das belezas naturais do município. Na chegada, os participantes acompanharam a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano Dom Canísio Klaus e concelebrada pelos padres Beto Konzen e Marcos Quaini.

Dom Canísio destacou a importância da Romaria como um momento de agradecimento a Deus e de valorização da natureza, especialmente das águas do Rio Teles Pires. “Com muita alegria, no início desse festejo dos 52 anos do município de Sinop, estivemos hoje pela manhã sobre as águas do Rio Teles Pires, na terceira Romaria nas Águas. Queremos trazer presente toda a obra da criação que Deus nos presenteou nesta cidade bonita e maravilhosa, que é também banhada por um rio tão importante, com tanta força e tanta água, que irriga e ajuda a promover a vida da natureza, dos peixes, da água, da floresta e também da vida humana”, afirmou.

O bispo ressaltou a responsabilidade da população na preservação da criação. “Essa Romaria tem esse objetivo de valorizar os benefícios que Deus nos concede ao criar a natureza. Tudo foi criado para o bem da pessoa humana e nós somos cuidadores, guardiões desta natureza, que é obra de Deus. O município de Sinop, ao completar 52 anos, é prova de que aqui o povo constrói a sua história a partir da obra de Deus, valorizando a água, a natureza, as árvores, a flora, a fauna e também a pessoa humana”, completou.

Moradora do Residencial Nossa Senhora Aparecida, Simone Besold participou da Romaria pela primeira vez com a família e destacou a experiência vivida na Praia do Cortado. “Foi maravilhoso. Foi a primeira vez que viemos participar. Trouxemos a nossa família para prestigiar e os nossos filhos vieram servir na Santa Missa. Foi algo muito grandioso ver o nosso bispo diocesano, com a idade e a vitalidade que ele tem. Ele fez uma belíssima celebração. Recomendo a todos participarem da Romaria. Quem puder vir pelas águas, venha, e quem puder acompanhar aqui na Praia do Cortado também.”, afirmou.

O prefeito Roberto Dorner destacou o crescimento da Romaria desde a primeira edição e a participação do público na celebração deste ano. “Nós conseguimos realizar a Romaria Náutica há três anos e, a cada ano, ela vem melhorando mais. O povo está aderindo e está achando bom. Hoje, você vê a tenda lotada de gente e ficamos felizes. Agradecemos a Deus por essa oportunidade de fazer tudo com alegria, tudo na paz e sem nenhum acidente. Vamos trabalhar para a nossa Sinop crescer cada vez mais, aumentando o turismo, os trabalhos, a educação e a saúde”, declarou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá realiza mutirão de limpeza em 12 pontos da capital nesta semana

Dorner também ressaltou o trabalho realizado para receber a população na Praia do Cortado. “O conjunto da força é que faz a diferença. Quando temos um grupo trabalhando em prol de uma situação, as coisas acontecem. Aqui estamos trabalhando com uma equipe muito grande e vimos o trabalho feito nesta praia, com a regularização das areias. Fizemos isso com carinho, porque a população de Sinop merece”, afirmou.

Para o vice-prefeito Paulinho Abreu, a programação do Festeja Sinop contempla diferentes públicos e também contribui para movimentar a economia do município. “Sempre iniciamos com o dia dos católicos, com a Romaria e, dessa vez, com o show do Padre Fábio de Melo. A festividade de Sinop é de toda a população: católicos, evangélicos, com shows para todos os gostos, comemorando e celebrando os 52 anos dessa história tão linda que tem a cidade de Sinop”, destacou.

Paulinho também lembrou que os eventos atraem visitantes de outros municípios. “Eles acabam gastando aqui no nosso município, fomentando o comércio, os hotéis, os postos de combustível e as lojas. Enfim, toda a economia também é movimentada pelos eventos. Todo dinheiro investido, além de proporcionar lazer e entretenimento para a população, traz esse retorno para a economia”, completou.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, avaliou positivamente a abertura da programação e destacou a organização e a segurança do evento. “Hoje tivemos a bênção dessa maravilhosa Romaria, culminando com a Missa. Tudo muito bem organizado e sem acidentes. Vimos o respeito do sinopense por esse grande evento e ficamos muito felizes em poder realizar essa primeira parte. Agora, a partir das 17h30, teremos a abertura dos Jogos Olímpicos e, à noite, o show com o Padre Fábio de Melo. Tudo sempre gratuito, com toda a organização e estrutura para que a população possa se divertir e celebrar esse grande momento dos 52 anos do nosso município”, afirmou.

A 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires foi promovida pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com a Igreja Católica, por meio da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. A edição deste ano contou com um novo percurso, reduzido para aproximadamente 10 quilômetros, entre a Praia Barra do Rio Verde e a Praia do Cortado, com o objetivo de facilitar a participação de embarcações e ampliar a adesão dos fiéis.

A programação do Festeja Sinop segue neste domingo (30), no Estádio Municipal Massami Uriú, o Gigante do Norte, com a abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, às 17h30, e o show católico gratuito com o Padre Fábio de Melo, às 20h.

Leia Também:  Mais de 200 profissionais do transporte coletivo recebem treinamento contra assédio sexual

O Festeja Sinop 2026 será realizado de 30 de agosto a 14 de setembro pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município. Toda a programação oficial pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura de Sinop e no site institucional.

Confira a programação completa do Festeja Sinop 2026:

30 de agosto (domingo)

8h – Romaria Náutica – Rio Teles Pires (Barra do Rio Verde até a Praia do Cortado).

9h – Santa Missa – Praia do Cortado.

17h30 – Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

20h – Show Católico com Padre Fábio de Melo – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

4 de setembro (sexta-feira)

20h – Shows regionais e show nacional com Edson & Hudson – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

5 de setembro (sábado)

7h – Torneio de Pesca – Categoria Caiaques – Praia do Cortado.

8h – Banho Assistido – Praia do Cortado.

9h – Festival de Praia – artistas regionais – Praia do Cortado.

6 de setembro (domingo)

7h – Torneio de Pesca – Categoria Barcos – Praia do Cortado.

9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.

7 de setembro (segunda-feira – feriado nacional)

7h15 – Ciclo Festeja – Estrada Nanci até a Praia do Cortado.

9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.

17h30 – Desfile Cívico e Festivo – Avenida Dom Henrique Froehlich.

19h – Marcha para Jesus – Praça da Bíblia até o Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

20h30 – Show Gospel com Maria Marçal – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

12 de setembro (sábado)

8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.

13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.

15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.

13 de setembro (domingo)

8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.

14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.

21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.

14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)

18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA