CUIABÁ

Cidades

USF Praeiro é entregue e marca 3ª inauguração de unidade de saúde em menos de 90 dias

Publicados

Cidades

Em menos de 90 dias, a Prefeitura de Cuiabá já entregou três Unidades de Saúde da Família (USFs), consolidando o avanço da gestão municipal na reestruturação da Atenção Primária. A mais recente foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (27), no bairro Praeiro. A nova unidade foi entregue pelo prefeito Abilio Brunini, ao lado da primeira-dama Samantha Iris e da secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona.

Antes da USF Praeiro, a gestão já havia inaugurado, no dia 10 de janeiro, a Unidade de Saúde da Família do Jardim Passaredo, que passou a atender mais de 12 mil moradores. Já nesta segunda-feira (23), foi entregue a USF do Pedregal, com investimento de R$ 750 mil e capacidade para atender mais de 8 mil pacientes.

Durante a solenidade, o prefeito destacou o ritmo das entregas e o foco na ampliação da rede básica.
“Estamos trabalhando para reconstruir a saúde de Cuiabá com responsabilidade. Em menos de 90 dias já entregamos três unidades e seguimos avançando, garantindo mais acesso e dignidade para a população”, afirmou.

Com capacidade para atender cerca de 8 mil pessoas por mês, a USF Praeiro beneficia moradores dos bairros Praeiro, Praeirinho, Bela Marina e regiões adjacentes, com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e uma equipe de Saúde Bucal (ESB).

Leia Também:  Artistas destacam valorização do pixé cuiabano durante sessão na Câmara

A estrutura foi planejada para garantir atendimento contínuo, humanizado e resolutivo, com consultórios médicos e de enfermagem, sala de vacina, farmácia, sala de procedimentos e coleta, além de consultório odontológico, espaços administrativos, Central de Material Esterilizado (CME) e áreas de apoio.

Ao longo do evento, a primeira-dama Samantha Iris destacou o papel da comunidade.
“Toda unidade de saúde é um patrimônio da população. Estamos recuperando estruturas importantes e é fundamental que todos ajudem a cuidar desse espaço”, pontuou.

A USF Praeiro integrava o pacote de cerca de 30 unidades previstas para reforma durante a intervenção estadual na saúde de Cuiabá, em 2023, período em que Danielle Carmona atuava como interventora. Apesar do planejamento, a unidade não foi contemplada naquele momento.

Em 2024, o espaço passou por uma intervenção pontual, considerada insuficiente. Já em 2025, na atual gestão, a obra foi retomada de forma completa, garantindo a entrega definitiva de uma estrutura adequada.

Antes disso, as equipes estavam alocadas provisoriamente no antigo prédio do SAE do Grande Terceiro, em condições limitadas.

Leia Também:  Polícia Militar prende mulher suspeita de tentativa de homicídio contra o marido

A secretária municipal de Saúde destacou o impacto da nova estrutura.
“Hoje entregamos uma unidade completa, com duas equipes de Saúde da Família e atendimento odontológico, beneficiando cerca de 8 mil pessoas. Isso representa mais qualidade no atendimento e melhores condições de trabalho”, afirmou Danielle Carmona.

A secretária adjunta de Atenção Primária, Cínara Brito, ressaltou o impacto social.
“Conheço essa comunidade e sei o quanto precisava desse atendimento mais próximo. É garantir dignidade e cuidado para quem mais precisa”, disse.

Moradora da região há 48 anos, Kátia Maria comemorou a conquista.
“Esperamos muito tempo por isso. Agora está tudo muito melhor, principalmente com atendimento odontológico, que faz muita diferença para a comunidade”, relatou.

As Unidades de Saúde da Família são a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), responsáveis por atendimentos iniciais, vacinação e acompanhamento de pacientes, além de ações de prevenção.

A solenidade também contou com a presença dos vereadores Wilson Kero Kero, Dilemário Alencar, Demilson Nogueira e da vereadora Baixinha Giraldelli.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Unidades de saúde terão horário especial para atendimento às mulheres nesta quarta-feira

Publicados

em

Em alusão à campanha Outubro Rosa, as 64 unidades de saúde de Rondonópolis terão horário de atendimento estendido, das 17h às 20h, nesta quarta-feira (14), com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços de saúde e reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Durante o período de atendimento ampliado, serão oferecidos diversos serviços à população, incluindo testes rápidos, rodas de conversa, orientações individuais, avaliação clínica das mamas e coleta do exame preventivo (Papanicolau). Também haverá distribuição de materiais educativos com informações sobre prevenção e cuidados com a saúde.

A programação contempla ainda consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, além de vacinação, ampliando as oportunidades de acesso aos serviços da rede municipal de saúde. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) busca facilitar o atendimento às mulheres que enfrentam dificuldades para procurar atendimento durante o horário convencional, devido aos compromissos do dia a dia.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  TSE atende Flávio e manda suspender canal do whatsapp Exército do Lula
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA