Cidades
TRE desenvolve Projeto piloto no CCI Aideê Pereira em Cuiabá
Cidades
O Centro de Convivência para Idosos (CCI) Aideê Pereira, localizado no bairro Novo Horizonte, região da Grande CPA, em Cuiabá, foi contemplado nesta segunda-feira (23) com o projeto piloto “Detetives da Cidadania”, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que integra as ações do Plano Nacional de Educação Midiática. A partir de Cuiabá, a ideia é implementá-lo em outras cidades de Mato Grosso.
Trata-se de uma atividade que reforça o compromisso da instituição com a promoção da cidadania, da inclusão social e do acesso à informação de qualidade para a pessoa idosa, e vem ao encontro das propostas desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência de Cuiabá, junto aos CCIs, no que diz respeito à inclusão.
A iniciativa foi viabilizada por meio de um Termo de Cooperação Técnica, e o CCI Aideê será acompanhado pelo TRE para verificação dos resultados do projeto. Ao final, os participantes receberam o certificado de “Detetives da Cidadania”, em reconhecimento à capacitação e à importância do papel referente à disseminação de informações corretas no ambiente onde vivem, junto aos familiares, amigos e à comunidade.
Aproximadamente 60 idosos, de vários bairros próximos, participaram da ação, que teve como foco a educação midiática e o combate à desinformação. Com vídeos educativos, dinâmicas interativas e esclarecimento de dúvidas, os idosos receberam orientações sobre a segurança do processo eletrônico de votação, formas de identificar notícias falsas e como agir diante de conteúdos enganosos. Também foram alertados de que a Justiça Eleitoral não realiza cobrança de multas por aplicativos de mensagens ou ligações telefônicas.
“Vi muita coisa que ainda não estava sabendo, especialmente sobre fake news, esclareceu bastante. Eu sou um eleitor que participa, que gosta de votar. A dureza é a juventude: muitos moram com os pais, nunca trabalharam e chegam lá achando que sabem e acabam atrapalhando, favorecendo políticos”, disse Domingos Fernandes de Souza, 69 anos, do CCI.
Martinha Rodrigues de Araújo Cunha, 65 anos, parabenizou o projeto pela importância junto ao público idoso. Ela sempre teve a orientação do pai sobre a responsabilidade do voto e, desde que atingiu a idade, nunca deixou de votar. Nessas eleições, quer voltar a exercer sua função de mesária, que já desempenhou em outras épocas.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, destacou a importância da iniciativa e elogiou o engajamento do público do CCI, ressaltando que o acesso à informação correta é um direito fundamental para o exercício consciente do voto e para o fortalecimento da democracia, e que transforma os cidadãos em multiplicadores da verdade.
“Lutar contra a desinformação, contra a fake news, é inclusão e transformação dessa pessoa que foi incluída como um vetor de verdade, não uma massa de manobra, uma pessoa que tem acesso à verdade. Onde tem a verdade, a mentira desaparece. Então, a verdade é muito importante, principalmente na fase final da vida, nos capítulos finais da vida. A gente tem que se sentir com valor, se sentir falando a verdade, sendo ouvido. E o voto é uma maneira de eles serem ouvidos. Não só por ser um cidadão, mas por ser um idoso”, frisou.
A programação contou com a presença de autoridades e gestores municipais, entre eles a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência de Cuiabá, Hélida Vilela de Oliveira, que reforçou a relevância da ação diante da maior exposição do público idoso a tentativas de golpes e à desinformação digital.
“Esse evento tem uma importância relevante, mostra o estreitamento entre a Prefeitura de Cuiabá e o Tribunal Eleitoral, órgão que faz as eleições. A Prefeitura preza pela imparcialidade no período eleitoral. Os participantes tiraram dúvidas, interagiram muito. Teve um momento de quiz, uma brincadeira do que é verdade, do que é mentira, e gostaram muito. Algumas pessoas até se emocionaram, ficaram muito felizes com a presença da desembargadora, que é presidente do Tribunal Eleitoral, e depois com o certificado que eles ganharam de Detetives da Democracia”, destacou a secretária.
Além das atividades educativas, um posto de atendimento eleitoral foi instalado no próprio CCI durante o período do trabalho, oferecendo serviços como cadastramento biométrico, transferência e regularização do título, ampliando o acesso e facilitando o exercício da cidadania.
O idoso Manoel de Jesus Barros, 66 anos, aproveitou para transferir o título de eleitor. Ele mora em Cuiabá, mas sempre votou em Barão de Melgaço e agora decidiu transferi-lo para a capital.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Sinop
Festeja Sinop: Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e show gratuito com Padre Fábio de Melo serão neste domingo (30)
A abertura dos Jogos marca o início das competições esportivas que integram a programação do Festeja. A edição deste ano terá novidades, com novas modalidades e disputas na Praia do Cortado, além das competições previstas nas demais estruturas esportivas do município.
O prefeito Roberto Dorner destacou a importância da programação esportiva e cultural para as comemorações do aniversário de Sinop e convidou a população para participar da abertura. “Preparamos uma programação especial para celebrar os 52 anos de Sinop. Neste domingo, teremos a abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e, depois, um grande show com o Padre Fábio de Melo. É uma programação gratuita, preparada para as famílias e para toda a população. Quero convidar todos para participar e celebrar conosco esse momento tão importante para a nossa cidade”, afirmou.
O vice-prefeito Paulinho Abreu ressaltou que a abertura reúne esporte, cultura e entretenimento em uma mesma noite e representa o início de uma programação especial para o aniversário do município. “Sinop tem uma tradição de preparar grandes eventos para comemorar o aniversário da cidade. Neste ano, teremos a abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e, logo depois, teremos o show do Padre Fábio de Melo. É uma programação para toda a família, com entrada gratuita, e queremos que a população participe, aproveite e celebre os 52 anos de Sinop conosco”, disse.
Durante a programação, a população terá acesso a tendas de atendimento no Gigante do Norte. Haverá estruturas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Saúde. A programação também contará com a Tenda Lilás, espaço da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres destinado ao acolhimento, orientação e auxílio às mulheres durante grandes eventos.
Para garantir a segurança do público, haverá revista pessoal nas portarias de acesso ao estádio. Não será permitida a entrada de garrafas de vidro, objetos perfurocortantes e bebidas. Água, cerveja e refrigerante serão vendidos no interior do estádio, assim como alimentos comercializados pelas entidades do município que participam da Festa das Entidades.
O Festeja Sinop 2026 será realizado de 30 de agosto a 14 de setembro pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município. Toda a programação oficial pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura de Sinop e no site institucional.
Confira a programação completa do Festeja Sinop 2026:
30 de agosto (domingo)
8h – Romaria Náutica – Rio Teles Pires (Barra do Rio Verde até a Praia do Cortado).
9h – Santa Missa – Praia do Cortado.
17h30 – Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h – Show Católico com Padre Fábio de Melo – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
4 de setembro (sexta-feira)
20h – Shows regionais e show nacional com Edson & Hudson – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
5 de setembro (sábado)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Caiaques – Praia do Cortado.
8h – Banho Assistido – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – artistas regionais – Praia do Cortado.
6 de setembro (domingo)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Barcos – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
7 de setembro (segunda-feira – feriado nacional)
7h15 – Ciclo Festeja – Estrada Nanci até a Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
17h30 – Desfile Cívico e Festivo – Avenida Dom Henrique Froehlich.
19h – Marcha para Jesus – Praça da Bíblia até o Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h30 – Show Gospel com Maria Marçal – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.
13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.
14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
-
Sinop4 dias atrásSetor de Habitação da Prefeitura de Sinop passa a atender no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC)
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais terá mais de R$ 100 mil em premiações
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop deve movimentar diversos setores da economia do município nos próximos dias
-
Sinop4 dias atrásPrefeitura anuncia ônibus gratuitos para a Praia do Cortado durante o Festeja Sinop
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrimavera do Leste conclui dissipador de água no bairro Tuiuiú antes do prazo
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura e forças de segurança alinham últimos detalhes para programação na Praia do Cortado
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste promove palestra sobre licitações e compras públicas
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrimavera do Leste fortalece agenda de inovação, tecnologia e desenvolvimento econômico na Innovation Week 2026


