CUIABÁ

Sorriso

Saúde de Sorriso irá apresentar 11 experiências exitosas no 2.º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de MT

Publicados

Sorriso

O Conselho de Secretarias Municipais de Mato Grosso (Cosems/MT) divulgou ontem, 11 de março, os trabalhos selecionados para a Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios de Mato Grosso para 2025. A Mostra será realizado durante o 2.º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso, entre os dias 19 e 21 de março de 2025. Ao todo, foram 282 trabalhos inscritos, destes, 183 experiências foram selecionadas para a exposição oral, 11 dessas experiências são de Sorriso.

Confira as experiências exitosas sorrisenses que serão apresentadas em Cuiabá:

– Análise das irregularidades sanitárias em supermercados de Sorriso/MT e o papel da Visa Municipal – Fernanda Barbosa Ferreira Souza;

– Vigilância Sanitária de Sorriso-MT e Nbcal: juntos na proteção ao aleitamento materno -Cláudia Inês Sônego;

-“É hora de evaporar os principais prejuízos do tabaco e do cigarro eletrônico” – Sílvia Alves de Oliveira Gehring;

– O impacto da tecnologia nas ações de combate às endemias – Taynná Vacaro Moura Alves;

– Análise epidemiológica das mães de RN com sífilis congênita nos anos de 23 e 24 em Sorriso-MT – Cátia Freitas Luciano Venites;

Leia Também:  Requerimento pede construção de escola estadual na Zona Leste, em Sorriso

– Círculo de Construção da Paz, ferramenta para cuidar de quem cuida, Experiência na Ap. de Sorriso – Cátia Freitas Luciano Venites;

– Monitoramento em tempo real: a inovação do Cievs/Sorriso na Vigilância em Saúde – Lucas Richard de Souza;

– “Formação multiprofissional na atuação em Saúde” – Sílvia Alves de Oliveira Gehring;

– Segurança alimentar: ações educativas e preventivas da Vigilância Sanitária em Sorriso/MT – Cláudia Inês Sônego;

– Microplanejamento para ampliar a cobertura vacinal: a experiência da USF -Fraternidade em Sorriso-MT – Taynna Vacaro Moura Alves;

– Estimativa rápida participativa como ferramenta para construção do planejamento na Atenção Básica – Maria Aparecida de Souza Nunes

“Ficamos muito felizes com a seleção das experiências sorrisenses; isso demonstra que o trabalho realizado pela saúde de Sorriso tem ações resolutivas e atende às necessidades da nossa população”, pontua o gestor da pasta da Saúde, Vânio Jordani.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Casos de perturbação de sossego têm leve queda em março

Publicados

em

Caixa de som potente e você tem certeza de que todo mundo ama a mesma música que você tá ouvindo! Volume no talo, afinal, ainda não são 22 horas. Tudo certo, então, confere? Não. Tá tudo errado e pessoas com este tipo de conduta são fortes candidatos a receberem uma visita da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), junto com representantes da Polícia Militar (PM) e do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF).

“Há uma cultura estabelecida que é possível manter o som alto até as 22 horas e isso é totalmente equivocado”, explica o coordenador da GMT, Márcio Pires. Neste ano, até agora, já foram registrados 528 atendimentos a denúncias de perturbação do sossego. Janeiro foi o recordista de ocorrências, com 193 registros, sendo 179 em residências e 14 em empresas.

Já nos 28 dias de fevereiro, foram registradas 158 ocorrências, sendo 141 em residências e 17 em empresas. Em março, com 31 dias, a GMT registrou uma leve redução: 145 ocorrências, sendo 140 em residências e cinco em empresas.

Leia Também:  Prefeitura intensifica trabalho para conter erosão às margens da MT-242

O trabalho da GM é integrado ao da Polícia Militar (PM) e ao do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) e tem como meta não apenas agir de maneira corretiva, mas principalmente educativa. “A perturbação do sossego pode ser tratada como crime ambiental, quando auferido por equipamento, mas também podemos atender com o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)”, destacou, ainda na semana passada, o comandante do 12.º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso, tenente-coronel Jorge Almeida, complementando que os aparelhos de som são recolhidos e os casos seguem para tramitação como processo judicial.

Secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Nerci Adriano Denardi lembrou que não é preciso que o som seja de “tremer as paredes” para que seja configurada a perturbação do sossego, nem mesmo há um horário permitido para que o barulho esteja “lá nas alturas”. Ou seja: o som passou dos limites do muro e pode ser ouvido pelos vizinhos, mesmo que seja pela manhã, por exemplo? Já é perturbação do sossego. Nestes casos, a orientação é acionar a GMT pelo 66 99668-2034.

Leia Também:  Handebol Sorriso viaja para disputar a Copa Centro-Oeste Juvenil Masculina

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA